Roupas, para que vos quero?
Ao longo dos últimos meses da pandemia, os colaboradores que estão em teletrabalho descobriram “pequenos prazeres” que gostariam de manter no futuro. Esta é uma das principais conclusões de uma nova investigação global da Kaspersky, que analisou os comportamentos de mais de oito mil colaboradores de pequenas e médias empresas (PMEs).
Relativamente às oportunidades que surgiram com o trabalho remoto, 11% dos inquiridos afirma que gosta de trabalhar sem roupa. Para além deste hábito, que ainda está longe de vir a ser norma, a maioria dos participantes diz gostar de trabalhar com roupas simples e confortáveis: 48% habituaram-se a este estilo de vida e gostariam de mantê-lo no futuro.
Dizer adeus a longas deslocações também os tornou mais felizes, pelo facto de poderem acordar cinco minutos antes do horário de trabalho e por terem tempo para fazer uma sesta durante o dia (36%). Entre outras vantagens do “novo normal” para os respondentes, 27% descobriu que gosta de trabalhar no jardim ou numa varanda e 23% até consegue assistir a vários episódios de Netflix durante horário de expediente.
Outras regalias mencionadas passam por ter mais tempo para se dedicarem a videojogos (18%), a possibilidade de encomendar almoços através de serviços take-away (16%) e até poder tomar menos banhos (8%).
No entanto, este novo contexto não só traz benefícios, como um conjunto de responsabilidades acrescidas no que diz respeito à segurança digital. Ter soluções de segurança fiáveis nos dispositivos é crucial para proteger a privacidade individual, enquanto desfrutamos do novo dia-a-dia.
“Para as pessoas que puderam trabalhar a partir de casa, este confinamento trouxe diferentes consequências. Por um lado, os colaboradores tiveram finalmente oportunidade de se abstrair do stress da vida no escritório e começar a trabalhar numa atmosfera mais calma. Por outro lado, encontraram alguns desafios em manter-se produtivos, reorganizando o espaço de trabalho e desenvolvendo novos hábitos. Quando se trabalha em casa, a nossa privacidade está mais exposta, tornando-se, por isso, imprescindível cuidar da nossa segurança digital”, refere Marina Titova, Head of Consumer Product Marketing da Kaspersky.