Algumas frases populares usadas para iniciar uma conversa séria são sinónimo de sabotagem. Se pensar bem, um diálogo que começa com “Precisamos mesmo de falar” nunca termina com um beijo e um abraço. E ninguém sai a sentir-se bem de um tête-à-tête cuja introdução foi “Não leves isto a peito”.
“Os narcisistas são os maiores adeptos destas frases, mas os manipuladores profissionais e as pessoas que dominam o comportamento passivo-agressivo com mestria também fazem uso incisivo destas armas retóricas (…) Você é o único que eles colocam em perigo; eles continuam a controlar a situação,” explica a psicóloga e autora Gina Barreca, num artigo para a revista Psychology Today.
A especialista partilha ainda as piores coisas que alguém pode dizer para iniciar uma conversa séria:
- “Temos de falar. A sério”
- “Estás sentado(a)?”
- “Na minha humilde opinião”
- “Sem ofensa, mas…”
- “Olha, há algo que devias saber”
- Tenho de avisar-te: não vais gostar do que vou dizer”
- “Olha, só estou a ser sincero”
- “Sou a única pessoa com coragem suficiente para te dizer na cara aquilo que todos dizem nas tuas costas”
- “Com todo o respeito”
Como dar a volta? Barreca diz que estes comentários, que estão à beira de serem microagressões, embora disfarçadas de oportunidades de socialização, podem ser evitados se a outra pessoa tomar as rédeas da do diálogo. Dizer algo simples como “Estás a deixar-me nervosa. Podes ir direto ao assunto?” é um marcar de posição honesto e direto, encurtando o possível circuito emocional e reduzindo o drama.
Fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Catarina Maia na capa.