![DEZEMBRO: São Nicolau (6) e Santa Bárbara (4)](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/528604DEZEMBRO-S%C3%A3o-Nicolau-6-e-Santa-B%C3%A1rbara-4.jpeg)
Santa Bárbara
DR
O culto de S. Nicolau como santo padroeiro das crianças veio provavelmente da mistura com as lendas escandinavas que cntavam a história de um feiticeiro que recompensava as crianças boazinhas com presentes.
Dia 8 é tradicionalmente o dia da celebração da Virgem Maria (embora em rigor o que se festeje seja o dogma da virgindade) e era também o dia dedicado a todas as mães antes da era moderna ter decretado outra data. Mas como a Virgem todos conhecem, passemos a uma santa alternativa a quem se chega a rezar mais do que à Virgem: Santa Bárbara, a das trovoadas. Viveu no século IV e era filha de um general romano que, assim que soube que ela se tinha convertido (não, não a decapitou) trancou-a numa torre, como qualquer pai extremoso, para ser torturada. Quando Bárbara resistiu, o próprio pai a levou até ao alto de uma montanha para ser (agora é que é) decapitada. E onde é que entram os trovões? Pois entram agora mesmo: na altura em que foi decapitada, um raio caiu dos céus e fulminou instantaneamente o seu carrasco. Santa Bárbara ficou desde então a padroeira das tempestades.