Cristina Maria Nogueira
Activa
Decidiu ser fisioterapeuta por vocação, e hoje, quando olha para trás, julga ter descoberto este gosto já tarde na vida. Passou pela ortopedia e pela neurologia, "mas é nesta área em que me revejo", conta Cristina Nogueira, que, há cerca de três anos e meio, começou a trabalhar como fisioterapeuta na Associação Ajuda ao Recém-Nascido.
Esta associação foi criada em 1996 por um grupo de voluntárias da Maternidade Alfredo da Costa. O objectivo era dar apoio às famílias com maiores dificuldades. Com o aumento do nascimento de bebés prematuros, o serviço de pediatria da própria maternidade sentiu necessidade de criar um serviço domiciliário de ajuda às famílias após os prematuros saírem do hospital, pedindo ajuda à associação, que desde logo se mostrou receptiva a este projecto.
Além de fisioterapeuta, Cristina Nogueira desenvolve como voluntária desta associação, e em particular no apoio ao domicílio, uma actividade que vai muito além da vertente técnica. "É impossível centrar-me somente na minha área. Acabamos por estender o nosso trabalho aos outros filhos e, por exemplo, quando chega a altura do bebé entrar para a creche, ajudamos a mãe nesse processo de integração. O importante é reforçarmos as competências parentais, por isso, o que fazemos não é pela família, mas sim com a família, para que ela se sinta encorajada." Os resultados são satisfatórios e cada vez mais as pessoas são receptivas a este tipo de ajuda. "É apaixonante poder fazer algo por estas crianças", conclui.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!