Quando, há 20 anos, concorreu para a carreira de docente na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Margarida Gaspar não fazia ideia de que acabaria envolvida num projecto com a dimensão do Aventura Social. "Quando concorri para a FMH, pensava que ia trabalhar no apoio aos atletas de alta competição. Por várias circunstâncias, comecei a trabalhar na área comportamental e acabei por desenvolver o Aventura Social, em 1997".
Com uma energia contagiante, Margarida Gaspar explicou-nos o projecto. O objectivo é desenvolver diversas investigações no domínio da promoção da saúde e comportamento social. Para isso, conta todos os dias com o apoio de 20 pessoas. Foi fácil perceber o orgulho que a coordenadora sente em relação à sua equipa: "São todos muito empenhados e vestem a camisola a cem por cento, o que ajuda o projecto a andar para a frente." Apesar de instalado na FMH, o projecto já ganhou autonomia e reconhecimento a nível nacional. Um dos maiores feitos da equipa de trabalho de Margarida Gaspar é o estudo ‘Saúde dos Adolescentes Portugueses’, que está ligado à Organização Mundial de Sáude. "Trata-se de um importante contributo para a compreensão dos comportamentos dos estilos de vida dos adolescentes portugueses
e um conjunto de dados úteis para a definição de políticas juvenis, com relevância para a Educação e a Saúde."
A falta de dados é, aliás, uma das preocupações de Margarida Gaspar. Por isso, o seu grande desafio é continuar a ajudar o País a mudar. E uma das formas de o fazer é participar em encontros internacionais. "Gostava de participar cada vez mais nas comissões, para apresentar dados sobre o País, falar sobre as nossas dificuldades e debater propostas para melhorarmos."
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!