Paula Cristina Martins
Activa
"É muito gratificante cuidar de idosos." É desta forma que Paula Martins, 32 anos, descreve o que sente por ajudar a população idosa e carenciada, trabalho que desenvolve há três anos, como encarregada-geral, no Centro Social de Montes Altos, uma instituição particular de solidariedade social do concelho de Mértola.
Ex-toxicodependente – durante nove anos viveu o drama da dependência de heroína e de cocaína -, Paula é o exemplo de que é possível recuperar pessoas que sofrem deste tipo de problema, reintegrando-as na comunidade. Paula teve essa oportunidade e soube não a desperdiçar. Hoje, é casada e tem um filho de três anos. A sua vida levou uma volta quando o director do centro lhe deu a oportunidade de trabalhar naquela instituição. "Pelo facto de coordenar o trabalho da equipa não me considero mais que as minhas colegas. Sempre que precisam de mim, também ajudo, na cozinha ou nos cuidados higiénicos." Uma atitude que beneficiou a sua vida profissional e pessoal. "Nunca fui excluída por ninguém e todas as pessoas com quem trabalho sabem do meu passado", conta.
O centro acolhe 35 utentes, que residem no lar, dá apoio domiciliário a 120 pessoas, dispõe de transporte para residentes na área do concelho e faz a deslocação dos doentes ao posto de saúde e hospital. Parte deste trabalho é muitas vezes efectuado por Paula Martins, que acompanha os utentes. "É com prazer que ajudo a cuidar dos idosos. Não quero desiludir quem me ajudou."
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!