![n seguros.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/1786893n-seguros.jpg)
Era o primeiro festival a que não ia sozinha no sentido literal do termo. A minha barriga de quase de sete meses de gravidez fazia-me questionar se seria capaz de assistir a três dias de Optimus Alive sem acusar as dores nas costas ou as cãibras nas pernas, e, porque não confessá-lo, o busílis da questão prendia-se mesmo com a a frequência com que as minhas visitas à casa de banho aumentaram nas últimas semanas: a visão de filas para as ditas, assustava-me um pouco. A minha bexiga ia competir com a de milhares de outras pessoas, mas estava em desvantagem! É que tinha um prazo de validade muito menor. Era assustador. Pelas minhas contas passaria metade do tempo em filas para o WC. Isto até que a Everything is New, promotora do festival, me fez chegar informação tranquilizante: este era o primeiro festival ‘mom friendly’. Traduzindo: no Optimus Alive 2013 haveria um espaço muito especial, batizado “My Mom Rocks”, exclusivo para… grávidas.
A criação deste espaço remonta à edição de 2012, mas a N Seguros, responsável pela iniciativa, e graças ao sucesso alcançado, voltou a marcar presença no festival deste ano, com oferta de uma série de novos serviços pensados especialmente para fazer a vida mais fácil às pré-mamãs. É que gravidez não é doença, mas calma lá!
Este ano, fui até lá. Afinal, a necessidade faz o ladrão, salvo seja. O conceito era simples: visto que nem todas as atividades e espaços de lazer estão adaptados às necessidades da condição de pré-mamã, o espaço “My Mom Rocks” surgiu para proporcionar às grávidas um evento seguro e confortável.
Começa logo de início: além de entrarmos pela porta FNAC, bem mais perto das bilheteiras e o que evita um passeio de quase um quilómetro, mal entro no recinto, tenho um banquinho à minha espera. Trata-se de um N Spots (zonas de descanso “My Mom Rocks”), que permitem ter acesso a um local de descanso ao passear pelo recinto.
Não tarde, surge o meu meio de transporte privilegiado. É o serviço N Boleias. Um riquexó leva-me por entre o recinto com agilidade, contornando a multidão. Sinto-me uma autêntica vip. E um pouco envergonhada, devo dizê-lo, de forma que espeto a barriga para não pensarem que tenho tratamento especial só porque sim. E claro, não consigo evitar pensar se o rapaz da bicicleta não está a acusar o peso do banco de trás… Mas pronto, são males inevitáveis deste estado ‘de graça’.
Chegada ao meu destino, sou saudade por puffs e sofás que convidavam a fazer breaks ao longo da tarde e da noite, para retemperar as forças, mas não só. Estava com fome, portanto lá venci o pudor e recorri ao serviço N Recados: nada de filas de pé! Foram-me buscar a refeição pretendida e eu não tive de fazer nada. Excesso de mimo? Só quem não sabe o que passam as costas de uma grávida é que pode pensar tal coisa. Trata-se de um bem de primeira necessidade, no meio de 40 mil pessoas esfomeadas!
Além disso, há N Mimos à minha espera, que marcam a diferença. Falo da oferta de um serviço permanente de uma Enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia, para aconselhamento e esclarecimento de dúvidas, sessões de Reflexologia, Massagem, Música in Útero, Yoga Pré-Natal e uma série de ofertas que vão desde vouchers de desconto para aquisição de produtos e serviços até produtos para bebés. À disposição temos água e chá e uma casa de banho exclusiva (aleluia!).
Chegada a hora dos concertos – afinal, é para isso que lá estamos – o espaço grávidas da N Seguros possuía uma bancada com vista privilegiada sobre o palco principal, onde até recebe uma manta para se proteger do frio. Calminho de mais? No meu caso, tenho de confessar que sim e acabei por optar por ver os concertos mesmo no meio da confusão, mas para as adeptas de um estilo mais ‘caseiro’, não está nada mau, pois não?