![iStock_26369870_MEDIUM.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10201386iStock_26369870_MEDIUM.jpg)
Photographer: Predrag Miloradovic
O jornalista Carl Honoré foi o primeiro a identificar o Movimento Slow: uma tendência mundial de procura de uma vida menos frenética, mais equilibrada e mais feliz.
Como explicou no seu livro que lançou este movimento, In Praise of Slow, publicado em 2004, viver em modo slow não é simplesmente abrandar e fazer tudo devagar, mas fazer as coisas com o ritmo certo.
Eis algumas das suas dicas para uma vida mais slow:
Respire
Quando se sentir acelerada e ansiosa, pare por um momento e faça algumas respirações profundas. Esta respiração tem um efeito calmante imediato no corpo e na mente.
Faça um controlo de velocidade
De vez em quando, durante o dia, pare e verifique se está a fazer demasiado depressa aquilo que está a fazer nesse momento. Se estiver, faça algumas respirações profundas e regresse à sua tarefa mais devagar.
Use os espaços slow
Muitas empresas já começaram a criar espaços de tranquilidade para meditação, yoga, massagem ou uma sesta. Se no sítio onde trabalha existe um espaço destes, use-o. Se não existe, faça lobby para que seja criado um espaço assim.
Programe tempos sem programa
Bloqueie algumas horas por semana ‘em branco’, sem nada programado. Quando lá chegar faça o que lhe apetecer na altura. Ou não faça absolutamente nada.
Medite
Há uma razão para a popularidade desta prática. A meditação (ou mindfulness) é provavelmente a ferramenta mais poderosa para abrandar. Diminui a ansiedade e o stresse, promove a calma e aguça a concentração. Torna-nos mais felizes, mais enérgicos e mais criativos.
Almoce a sério
Estabeleça a regra de almoçar longe da secretária. Mesmo que só tenha 20 minutos, coma essa sanduiche ou salada no refeitório ou num banco do jardim mais próximo.
![iStock_28797490_MEDIUM.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10201384iStock_28797490_MEDIUM.jpg)
Eva Katalin Kondoros
Faça pausas
Faça pequenas pausas de alguns minutos de hora a hora. Se for preciso ponha um alarme no telemóvel. Mas seja flexível: se estiver lançada na sua tarefa, ou a seguir uma linha de pensamento, adie a pausa até poder fazê-la.
Faça puzzles
Espalhe as peças de um puzzle complicado em casa ou no trabalho. E veja-o transformar-se num oásis zen para quem passa por lá.
Reduza a sua agenda
Crie uma ‘Lista de coisas a não fazer’. Analise a sua agenda e veja se há alguma coisa que possa desmarcar. Uma reunião que pode ser cancelada? Um jantar a que pode escapar? Passe-os para a ‘Lista de coisas a não fazer’ e siga.
Delegue
As pequenas coisas tomam geralmente muito mais tempo do que merecem por isso comece a delegá-las sempre que possível.
Crie mais tempo intermédio
Tendemos a preencher as nossas agendas de tal forma que acabamos a correr de um compromisso para o outro. Se costuma contar com 10 minutos entre duas atividades passe a contar com 15.
Desligue
Crie momentos definidos durante o dia (uma hora de manhã e outra à tarde, por exemplo) para tratar de mails e tarefas online. E o resto do tempo desligue da internet. Use respostas automáticas para explicar porque está offline e quando estará novamente disponível. E deixe instruções sobre como podem contactá-la em caso de emergência durante esse período.
Pare, olhe, pense
Antes de enviar uma mensagem ou um mail a alguém que está relativamente perto da sua secretária, pergunte-se se o assunto não seria tratado de forma mais eficiente pessoalmente. Se a resposta for sim, em vez de clicar ‘send’ vá falar com a pessoa.
Desligue as notificações
Pare o fluxo constante de interrupções desligando todas as notificações e verifique manualmente a chegada de mensagens e atualizações.
![iStock_94980351_LARGE.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10201370iStock_94980351_LARGE.jpg)
AndreaObzerova
Crie o seu ritual slow
Escolha uma atividade que a ajude a abrandar o ritmo e inclua-a no seu dia. Pode ser jardinar, ler, fazer yoga, cozinhar, tricotar, pintar… qualquer coisa.
Levante-se mais cedo
Ponha o despertador para 10 minutos mais cedo do que o habitual (vale a pena, confie em mim!) para ter tempo suficiente para começar o dia de forma mais relaxada.
Diga não
Habitue-se a dizer não pelo menos uma vez ao dia, a um convite ou pedido de que pode escapar-se.
Dê uma chance à sua casa
Estabeleça horários específicos para tratar de mensagens profissionais quando está em casa – e ponha os seus aparelhos relacionados com o trabalho numa gaveta ou num armário no resto do tempo.
Coma com a família
Faça pelo menos uma refeição por dia com toda a família sentada à mesa, sem telemóveis nem jogos.
Tempo para pensar
Reserve momentos na sua agenda diária para não fazer e apenas pensar. Procure um sítio calmo e foque a sua atenção no problema que tem em mãos, ou em questões estratégicas mais abrangentes.
![iStock_86519177_MEDIUM.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10201385iStock_86519177_MEDIUM.jpg)
chinaface