![Therapist 34.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14149973Therapist-34.jpg)
Pau Storch
Curar através da alimentação é o conceito que inspirou a criação de um novo (antigo) espaço em Lisboa. Pode ser que o nome já lhe soe familiar: falamos do Therapist que, de espaço de workshops e consultas na Área das medicinas alternativas passou (sem perder esse lado) a restaurante. A mudança passou pela remodelação do espaço, que ocupa na rua principal do Lx Factory.
A fundação do The Therapist remonta há dois anos atrás quando Joana Teixeira, a fundadora do espaço. apostou em três em três áreas que acredita serem essenciais para o bem-estar: uma clínica com terapias não convencionais, com o objetivo de equilibrar o corpo e a mente; uma cafetaria saudável e biológica, porque a alimentação tem um impacto directo na saúde; e ainda uma escola, com o objetivo de oferecer conhecimento e ferramentas realmente úteis para a vida e o dia-a-dia.
![Therapist 35.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14149974Therapist-35.jpg)
O sucesso da cafetaria foi tal que justificou plenamente a decisão de passar para restaurante, aumentando o espaço e criando uma segunda esplanada. O ‘The’ do nome caiu e o agora renovado Therapist – ““um restaurante terapêutico ” como o define Joana Teixeira – apresenta menus que seguem a filosofia do projeto: “A alimentação cura. Este é o nosso mote desde o dia em que abrimos”. Os menus foram criados por uma equipa multidisciplinar com o propósito de dar resposta a quatro objetivos funcionais: reforço do sistema imunitário, aumento da energia e redução da gordura corporal, regulação e desintoxicação do organismo, e reforço de antioxidantes para a mente melhorando a fadiga e disposição geral.
“Agora queremos que cada um dos pratos do Therapist ajude quem nos procura a responder a alguma necessidade, seja a estar mais calmo, a reforçar as suas defesas, a dar força ou a regular o organismo. Sabemos que a cura é um processo a longo prazo, que exige uma verdadeira mudança de hábitos e um acompanhamento regular por um terapeuta devidamente certificado na área, mas queremos fazer parte deste processo de cura e ajudar quem nos visita”, explica a fundadora.
![Therapist 30.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14149976Therapist-30.jpg)
Pau Storch
O menu, além de estar organizado por objetivos funcionais com um código de símbolos e cores, é ainda dividida em bowls doces e salgadas, panquecas, bruschettas e bebidas. Bowl Immunity Feijão ou Bowl Power Atum são algumas das propostas a que se juntam, por exemplo, a Bruschetta Humus Rosa e o Beet late, ou o Bowl Detox Caril, Bowl Detox Spirulina e as deliciosas panquecas com chocolate
Os produtos utilizados no Therapist são da época, de origem biológica ou nacional e sustentável, e na sua cozinha não entram lacticínios, glúten ou açucares refinados. O restaurante mantém-se flexitariano, o que significa que tem opções vegetarianas e vegan mas que também pode ter peixe ou ovos no menu.
No que à clínica diz respeito o espaço continua a contar com consultas de Acupuntura, Biblioterapia, Naturopatia, Nutrição Funcional, Terapia Quântica, Massagens Terapêuticas e Shiatsu. A escola oferece vários workshops, nas áreas da alimentação saudável, Yoga, Reflexologia, Nutrição Terapêutica, entre outros.