![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/12/131964738_3555806601166275_977192019603401668_n-864x1080.jpg)
Dois mil e vinte está a chegar ao fim e, certamente, este é um ano que vai ficar para a História.
Em jeito de retrospetiva, como é costume, o Google divulgou os assuntos mais populares em todo o mundo nos últimos 12 meses. Falando especificamente de Portugal, as pesquisas foram moldadas pelos tempos que correm e incluem diversos temas, desde saúde pública, passando por personalidades nacionais e internacionais, a programas de entretenimento.
Sem mais demoras, vamos aos resultados. Aqui estão as categorias e temas que mais despertaram o interesse dos portugueses:
Geral
Genericamente falando, os portugueses utilizaram o motor de pesquisa maioritariamente para se informarem sobre a evolução da pandemia em território nacional. De recordar que o primeiro caso de COVID em Portugal foi confirmado a 2 de março. Passados nove meses, o novo coronavírus já infetou mais de 335 mil pessoas e levou a que o País entrasse em seis períodos de estado de emergência até à data.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/08/Untitled-design-1-1600x21.jpg)
Nomes nacionais
No que diz respeito a figuras públicas nacionais, Bruno Fernandes ocupa o primeiro lugar da lista. O futebolista chegou ao Manchester United em janeiro e as boas prestações conseguidas ao serviço do clube valeram-lhe a distinção de jogador do mês em cinco ocasiões: fevereiro, março, junho, agosto e novembro. Para além disso, é candidato ao ‘onze’ de 2020 da FIFPro.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/08/Untitled-design-1-1600x21.jpg)
Nomes internacionais
Edinson Cavani foi o nome internacional mais pesquisado pelos utilizadores portugueses do Google. O avançado uruguaio, que agora representa o Manchester United, foi falado no mundo do futebol nacional durante vários meses, devido ao interesse do Benfica nos seus serviços. A demora para fechar o contrato – algo que acabou por não se realizar – deu azo a vários memes nas redes sociais.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/08/Untitled-design-1-1600x21.jpg)
Como…?
Num ano de pandemia, em que muitas pessoas estiveram em quarentena, as pesquisas por atividades para fazer em casa tiveram maior relevância. Tudo indica que os utilizadores se dedicaram à cozinha e puseram as suas habilidades culinárias à prova, uma vez que procuraram mais receitas de pão caseiro do que qualquer outra coisa nesta categoria.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/08/Untitled-design-1-1600x21.jpg)
O que…?
O novo coronavírus transformou o mundo e deixou a sociedade em alerta global. Isso reflete-se em todas as pesquisas nesta categoria, começando pelo layoff. Um termo que faz referência à redução temporária dos períodos normais de trabalho ou suspensão dos contratos de trabalho efetuada por iniciativa das empresas, durante um determinado tempo, devido a: motivos de mercado; motivos estruturais ou tecnológicos; catástrofes ou outras ocorrências que tenham afetado gravemente a atividade normal da empresa.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/08/Untitled-design-1-1600x21.jpg)
Programas, séries e filmes
O regresso do formato “Big Brother” marcou o mundo do entretenimento em Portugal. Primeiro tivemos o BB 2020, apresentado por Cláudio Ramos, e depois chegou “Big Brother – A Revolução”, conduzido por Teresa Guilherme. A aposta parece estar a conquistar o público e, como tal, já há uma nova edição anunciada para janeiro de 2021: “Big Brother – Duplo Impacto”, que vai juntar os dois apresentadores e um ‘plantel’ inesperado de concorrentes.