![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/10/211027_three-cute-halloween-pumpkins-autumn-park_1303-17638.jpg)
É na noite de Halloween que as ruas se enchem de abóboras, as crianças viajam à caça de doces e travessuras e os fantasmas, vampiros e bruxas andam à solta. Para tornar este dia ainda mais mágico e assustador e para que todos os que gostam desta época a aproveitem da melhor forma, Lia Von Hel, artista que desenvolve o seu trabalho a partir do visceral e da essência mística do oculto, deixa cinco sugestões para tornar este dia ainda mais assustador e para todas as idades:
1. Visitar a exposição Birday Swamp | Baseada na arte plástica, esta é uma exposição que tem como principal temática a mulher e a morte, mas também com o místico, espiritual e divino, criando um ambiente característico da época festiva. Caracterizada como uma experiência profundamente imersiva e sensorial, esta será certamente uma exposição que o vai desafiar a contactar com o visceral na sua materialidade, reunindo a morte e a vida num tom cómico, através de uma série de objetos, instalações, sons, odores e efeitos de luz que contam esta história. Todos os amantes do obscuro podem passar, entre as 16h00 e as 02h00, dos dias 29, 30 e 31 de outubro, no Centro Cultural Alternativo Nirvana Studios, na Galeria S.T.R.A.N.G.E., para visitar o evento que conta ainda com uma Tattoo Artist, uma especialista em Tarot e bailarinas de Tribal Fusion e Vogue que prometem um fim de semana onde até os mortos ganham vida e onde há doces e travessuras.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/10/211027_Cartaz-775x1080.jpeg)
2. Escolher roupa festiva | A Noite das Bruxas pede vestimentas a rigor e imaginação sem limites na altura de criar o melhor fato. Desde recriar clássicos de filmes de terror como a Família Addams ou de tributo a Tim Burton, a usar roupas de bruxas e feiticeiros, criaturas míticas e seres grotescos, é até mesmo possível recriar os looks de algumas das incontornáveis bandas de rock. Para terminar o look, uma maquilhagem dramática pode ser o ponto diferenciador para viver a personagem e entrar neste mundo misterioso com diversão.
3. Preparar as abóboras mais assustadoras | A época de Halloween é sinónima de abóboras, mas as mais assustadoras. Com diferentes tamanhos, cores e formatos, todos os amantes da época podem juntar-se em família e preparar a sua própria abóbora, usando-a para completar a decoração de casa, levar no percurso do doce ou travessura ou até mesmo como lanterna, como reza a tradição.
4. Criar uma playlist fantasmagórica | Para viver este dia com todo o mistério e suspense que merece, é possível torná-lo ainda mais assustador com uma escolha de músicas à altura, de fazer tremer. Criar uma playlist de Halloween, com músicas dos clássicos filmes a preto e branco, dará um mote para uma festa onde os vampiros e as bruxas vão querer estar presentes.
5. Contar histórias de aterrorizar no Parque dos Poetas | O Parque dos Poetas em Oeiras é um espaço que liga a poesia e a arte escultórica, num tributo à cultura portuguesa. Com uma vista sobre o rio e o Atlântico, é o cenário ideal para reunir amigos num banco de jardim e contar as histórias mais assustadoras de Halloween. Com o escuro da noite e os sons do parque, as histórias ganharão vida.
Estas são apenas algumas das sugestões de atividades acessíveis a todos e que podem tornar o fim de semana prolongado de Halloween ainda mais assustador. Independentemente da idade, esta é uma época em que não há limites para todos os que gostam de terror e de sair à rua para viver o espírito da quadra com quem mais gostam e desafiar os seus medos de forma divertida.