Como em qualquer área da nossa vida, a forma como reagimos e nos motivamos para treinar é diferente de pessoa para pessoa. Se há quem treine por gosto, também há quem o faça por obrigação. E, neste último caso, pode ser mais difícil encontrar motivação.
Antes de qualquer coisa, há algo essencial quando queremos motivar-nos para uns minutos de exercício: procurar atividades das quais gostemos. “Se nunca foste alguém que gosta de correr, não te forces a fazê-lo. Se encontras um estilo de xercício de que gostas mais e que te é possível realizar, fá-lo“, aconselha o personal trainer Ollie Thompson.
Além disto, para encontrar a motivação necessária, uma boa dica é não pensar no “sofrimento” que será o treino, mas sim focar-se “na abundânica de endorfinas e o quão bem se sentirá no final”, afirma ex-atleta Jessica Ennis-Hill. “Sempre disse que o exercício é uma ótima forma de fazer circular a hormona da felicidade e, se temos de ficar em casa, esta é uma ótima forma de o conseguir“, acrescenta.