Tarte de chocolate cru e laranja

20 doses

BASE

• 160g de amêndoas inteiras cruas

• 80g de tâmaras descaroçadas e picadas

• 18g de cacau em pó sem açúcar

RECHEIO

• 240ml de óleo de coco líquido

• 240ml de sumo de laranja espremido no momento

• 180ml de néctar de agave cru

• 35g de cacau em pó sem açúcar

• 420g de caju cru sem sal, demolhado (2 a 4 horas)

• 1/4 col. chá de essência de laranja

• 1 pitada de sal dos Himalaias

• 1 col. chá de raspa fina de casca de laranja

• *Creme de caju, para guarnecer (opcional, ver em baixo como fazer)

• Raspas de chocolate vegan, para decorar (opcional)

• Raspa fina de casca de laranja, para guarnecer (opcional)

Nota: Por causa do óleo de coco, o recheio derreterá se for deixado à temperatura ambiente.

1. Para fazer a base, unte uma forma de fundo amovível, de 23 ou 25 cm, com óleo de coco. Coloque as amêndoas, as tâmaras e o cacau em pó no robô de cozinha e triture até estar tudo bem combinado e a mistura formar uma massa. Molde a massa numa bola; se a massa não se mantiver unida, poderá necessitar de juntar mais tâmaras e voltar a triturar. Pressione a massa no fundo da forma preparada e reserve.

2. Para fazer o recheio, coloque todos os ingredientes na liquidificadora pela ordem indicada e liquidifique por 2 ou 3 minutos, até estar rico e cremoso. Para obter o recheio mais suave, pare a máquina de vez em quando e raspe os lados do recipiente. Coloque o recheio sobre a base. Cubra a forma com folha de alumínio e congele a tarte por 8 horas.

3. Para servir, transfira a forma para o frigorífico, pelo menos uma hora e meia antes de servir. Retire os lados da forma e corte a tarte em fatias com uma faca bem afiada. Mantenha as fatias juntas e coloque novamente a tarte no frigorífico para continuar a descongelar por, pelo menos, mais 1 hora antes de servir.

* CREME DE CAJU

180ml de leite de amêndoa

• 140g de cajus crus, sem sal, demolhados

• 2 col. de sopa de xarope de ácer puro ou de açúcar de coco

• 1 ½ de chá de essência de baunilha

• 1 pitada de raspa fina de casca de limão.

1. Coloque todos os ingredientes na liquidificadora e bata em velocidade máxima durante 2-4 minutos, até ficar cremoso. Transfira para uma taça e refrigere durante algumas horas para o creme espessar. Conserva-se num recipiente hermético por 5 dias.

Doida por lentilhas

 8 doses
450 g de tomate-chucha
6 dentes de alho com casca
4 ramos de tomilho
Sal dos Himalaias e pimenta preta moída no momento
380g de lentilhas verdes secas
3 cebolas cortadas em anéis de 6mm
Azeite
60ml de vinagre balsâmico
640g de cenouras, em cubos
540g de curgete, em cubos
12g de salsa picada
1 ½ col. sopa de mostarda Dijon com grãos
Sumo de limão espremido no momento
2 col. chá de xarope de ácer puro, mais um pouco a gosto
1 col. chá de tamari natural sem trigo
1/2 col. chá de vinagre de sidra de maçã, mais um pouco a gosto
1/4 cháv. chá de flocos de malagueta vermelha, mais um pouco a gosto
220g de rúcula
1. Pré-aqueça o forno a 235ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal e coloque o tomate, o alho e os raminhos de tomilho. Tempere com 1/8 de colher de chá de sal e de pimenta. leve ao forno por cerca de 30 minutos, até a pele dos tomates escurecer e a polpa estar tenra (podem-se desmanchar). reserve os tomates e o alho para arrefecer e deite fora os raminhos de tomilho.
2. Numa caçarola, sobre lume forte, cubra as lentilhas com 8 chávenas (1,9 l) de água e tempere com meia colher de chá de sal. Deixe levantar fervura, baixe o lume para médio e cozinhe por cerca de 12 minutos, até estar ‘al dente’. Escorra as lentilhas e deixe arrefecer.
3. Numa frigideira grande, sobre lume médio-forte, misture a cebola com 2 colheres de sopa de azeite e 1/4 de colher de sal e outra de pimenta. Salteie a cebola por 8 minutos. Acrescente 1/8 de colher de sal e mexa; baixe o lume para médio e cozinhe cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando até a cebola caramelizar e reduzir para metade. Envolva o vinagre balsâmico, baixe o lume para fraco e cozinhe até a cebola ter absorvido o balsâmico, por cerca de 15 minutos. Transfira a mistura de cebola para uma taça e reserve.
4. Na mesma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite sobre lume médio. Junte a cenoura e salteie por 3 a 4 minutos, até estar ligeiramente tenra. Adicione a curgete e aumente o lume para médio-alto.
5. Acrescente 1/8 de colher de chá de sal e continue a cozinhar por 3 a 5 minutos, até os vegetais estarem ligeiramente dourados mas ainda ‘al dente’. Retire a caçarola do lume e envolva a salsa.
6. Para fazer o molho, coloque 1/2 chávena de azeite na liquidificadora. Esprema a polpa de alho assado para fora da casca e acrescente-a à liquidificadora, juntamente com a mistura de cebola e o tomate assado. Junte a mostarda, 2 colheres de chá de sumo de limão, o xarope de ácer, o vinagre de sidra de maçã, os flocos de malagueta e 1/4 de colher de chá de sal.
7. Liquidifique na velocidade máxima por 1 a 2 minutos, até a mistura estar espessa e bem combinada. Corrija os sabores a gosto (poderá gostar de mais xarope de ácer, vinagre, flocos de malagueta ou sal).
8. Para montar a salada, misture numa saladeira a rúcula com 2 colheres de sopa de azeite, 2 colheres de sopa de sumo de limão e uma pitada de sal. Junte a mistura de lentilhas, cenoura e curgete, uma chávena e meia (365ml) do molho e 2 colheres de sopa de sumo de limão, a gosto. Tempere com sal e pimenta, misture bem e sirva de imediato, colocando o resto do molho na mesa.


Hambúrgueres de grão-de-bico picantes com pãezinhos de portobello e verduras

6 doses
3 col. sopa de azeite
150 g de cebola em cubos
3 dentes de alho, finamente picado
1 malagueta verde, sem sementes, finamente picada
2 col. sopa de caldo de vegetais caseiro
2 col. sopa de sumo de limão espremido no momento
1 col. chá de raspa da casca de limão
425g de grão-de-bico cozido
180g de arroz integral cozido
1 col. sopa de tamari sem trigo ou molho de soja
1 col. chá de cominhos em pó
½ col. chá de coentros em pó
¼ col. chá de paprica
1/8 col. chá de pimenta de Caiena
½ colh. chá de sal dos Himalaias
15g de coentros, finamente picados
70g de farinha de grão
6 cogumelos portobello grandes, sem pé
Azeite
24 talos de espargos médios a finos, com pontas aparadas
24 tomates-cereja pequenos
Sal dos Himalaias e pimenta preta moída no momento
1 ½ col. chá de alho, finamente picado
260g de espinafres bebés
1 col. chá de tamari sem trigo
70g de rúcula
2 ½ col. chá de sumo de limão espremido no momento
1 ½ col. chá de sementes de sésamo


1. Aqueça 1 colher de sopa de azeite numa frigideira sobre lume médio. Junte a cebola e salteie 5 min., até estar translúcida. Acrescente o alho e a malagueta e salteie mais 5 min., até a cebola estar cozinhada e começar a alourar. Retire a frigideira do lume e reserve.
2. Coloque o caldo, o sumo e a raspa de limão na liquidificadora. Junte o grão-de-bico e liquidifique. Com uma espátula, transfira o grão para uma taça grande, envolva o arroz integral e a mistura de cebola e acrescente o tamari, os cominhos, os coentros, a paprica, a pimenta de Caiena e o sal e misture bem. Adicione os coentros e 2 colheres de sopa de azeite e mexa bem até a mistura estar húmida.
3. Lentamente, junte a farinha de grão, mexendo sempre. Retire 125g da mistura e molde um pastel redondo com cerca de 10cm de diâmetro. Faça 6 hambúrgueres.
4. Coloque-os num prato, tape com película e refrigere 1h
5. Pré-aqueça o forno a 235ºC. Coloque uma caçarola grande com água sobre lume forte e deixe levantar fervura. # Coloque os cogumelos numa assadeira grande, com as lâminas para cima, juntamente com 3 colheres de sopa de azeite. Leve ao forno 12 minutos, até estarem tenros. Baixe o forno só para manter os cogumelos quentes.
6. Encha uma taça com água e cubos de gelo. Coloque os espargos na caçarola com água a ferver e branqueie por 2 minutos, até estarem tenros mas estaladiços. Transfira-os para a água gelada, para arrefecerem. Escorra e reserve.
7. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande sobre lume médio até estar quente, mas sem fumegar. Junte os hambúrgueres e frite por 4 a 5 minutos, até ficarem dourados. Com a ajuda de 2 espátulas, volte cuidadosamente os hambúrgueres e frite por mais 4 a 5 minutos.
8. Coloque os hambúrgueres no forno, juntamente com os cogumelos, para os manter quentes.
9. Corte os tomates-cereja ao meio. Numa taça pequena, misture-os com uma colher de sopa de azeite e uma pitada de sal e pimenta. Reserve.
10. Numa frigideira funda ou wok, aqueça 2 colheres de sopa de azeite sobre lume médio até estar quente, mas sem fumegar. Junte o alho e salteie por um minuto; depois, acrescente os espinafres, o tamari e salteie por mais um minuto. Retire da frigideira e cubra para os manter quentes.
11. Numa taça grande, misture a rúcula com um colher e meia de chá de azeite, meia colher de chá de sumo de limão e uma pitada de sal. Noutra taça, misture os espargos com o restante sumo de limão e uma pitada de sal.
12. Para servir, coloque meia chávena de rúcula no centro de cada prato; um portobello sobre a rúcula; depois espinafres sobre os cogumelos e um hambúrguer. Por fim, disponha os tomates e os espargos em redor. Regue com meia colher de chá de azeite e polvilhe com sementes de sésamo.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

A elegância de Francisca Cerqueira Gomes no regresso a Cannes, ao lado de Pierre Gasly

A elegância de Francisca Cerqueira Gomes no regresso a Cannes, ao lado de Pierre Gasly

O segredo dos vasos decorativos

O segredo dos vasos decorativos

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Humor e irreverência em iluminação

Humor e irreverência em iluminação

Instalação de carregadores em condomínios: Respostas às dúvidas sobre a legislação

Instalação de carregadores em condomínios: Respostas às dúvidas sobre a legislação

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

Google quer ligar África e Austrália com um cabo submarino

Google quer ligar África e Austrália com um cabo submarino

The Largo, no Porto: Uma casa na cidade

The Largo, no Porto: Uma casa na cidade

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

Desfile de famosos na festa Chopard em Cannes

O fracasso da AIMA, a frustração dos imigrantes e a inércia do Governo

O fracasso da AIMA, a frustração dos imigrantes e a inércia do Governo

A grande exposição de Pedro Cabrita Reis

A grande exposição de Pedro Cabrita Reis

Dança das cadeiras. Governo de Luís Montenegro corta com o passado na Administração Pública

Dança das cadeiras. Governo de Luís Montenegro corta com o passado na Administração Pública

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

EDP Renováveis conclui venda de projeto eólico no Canadá

Instalação de carregadores em condomínios: Respostas às dúvidas sobre a legislação

Instalação de carregadores em condomínios: Respostas às dúvidas sobre a legislação

Já nasceu Júlia, a segunda filha de Rita Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira

Já nasceu Júlia, a segunda filha de Rita Patrocínio e Tiago Teotónio Pereira

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Novo Dacia Spring já pode ser encomendado em Portugal

Novo Dacia Spring já pode ser encomendado em Portugal

OMS atualiza lista de bactérias que ameaçam saúde humana por resistirem aos antibióticos

OMS atualiza lista de bactérias que ameaçam saúde humana por resistirem aos antibióticos

EV3: os detalhes do SUV compacto da KIA

EV3: os detalhes do SUV compacto da KIA

Celebridades assistem à gala da amfAR, em Cannes

Celebridades assistem à gala da amfAR, em Cannes

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Jl 1399

Jl 1399

Está quase a chegar a festa final de 'Miúdos a Votos!'

Está quase a chegar a festa final de 'Miúdos a Votos!'

Médico australiano livre de cancro no cérebro graças a tratamento inovador desenvolvido pelo próprio

Médico australiano livre de cancro no cérebro graças a tratamento inovador desenvolvido pelo próprio

Hipertensão arterial: procedimento

Hipertensão arterial: procedimento "minimamente invasivo" melhora significativamente a qualidade de vida dos doentes

Naomi Campbell celebra 54 anos

Naomi Campbell celebra 54 anos

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

15 de maio: Dia Internacional da Família

15 de maio: Dia Internacional da Família

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

A diversidade e a necessidade de “rebentar a bolha”

A diversidade e a necessidade de “rebentar a bolha”

Óculos de sol: 35 modelos para usar agora e sempre

Óculos de sol: 35 modelos para usar agora e sempre

São estes os concorrentes de

São estes os concorrentes de "Congela" o novo concurso da TVI

Flashbacks e outras visões de futuro no novo projeto do agrupamento Sete Lágrimas

Flashbacks e outras visões de futuro no novo projeto do agrupamento Sete Lágrimas

As imagens do desabamento do terraço de um bar em Maiorca que provocou quatro mortes e vários feridos

As imagens do desabamento do terraço de um bar em Maiorca que provocou quatro mortes e vários feridos

Meo lança serviço sustentável de telecomunicações e energia

Meo lança serviço sustentável de telecomunicações e energia

Seis novos brunches que tem de provar no Porto

Seis novos brunches que tem de provar no Porto

Narrativas estrambólicas e contos que nos fazem pensar

Narrativas estrambólicas e contos que nos fazem pensar

Inês vive susto na lua de mel com Paulo em “Casados à Primeira Vista”

Inês vive susto na lua de mel com Paulo em “Casados à Primeira Vista”

Bruna Gomes celebra novo lançamento com o apoio de amigos especiais

Bruna Gomes celebra novo lançamento com o apoio de amigos especiais

Os ténis

Os ténis "mais cómodos do mundo" e os favoritos do rei Filipe VI são fabricados em Portugal

Auditoras falharam a identificar 75% dos colapsos de empresas

Auditoras falharam a identificar 75% dos colapsos de empresas

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Será que vamos bater o 12º recorde de temperatura mensal seguido?

Será que vamos bater o 12º recorde de temperatura mensal seguido?

Vida lá fora: já tem o seu chapéu de sol?

Vida lá fora: já tem o seu chapéu de sol?

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites