Marc Jacobs, estilista e diretor criativo da Louis Vuitton, idealizou a campanha de primavera/verão 2013 da marca como um desfile de moda. O plano de fundo, tal como as principais peças de roupa, centram-se no axadrezado, sendo a cor predominante o amarelo.
Com a ajuda do artista francês Daniel Buren, Marc Jacobs construiu esta campanha, que se assume como uma mais originais do mundo da moda.
Foi em colaboração com o artista francês que emergiu a ideia de, no desfile de apresentação da coleção primavera-verão 2013, em vez de uma modelo de cada vez, surgirem duas manequins muito parecidas, duas ‘gémeas’. Isto, segundo o estilista, ‘enfatizava a ideia de repetição, particularmente a repetição do padrão, que é um dos elementos chave desta temporada. Umas vezes, os pares são perfeitamente idênticos e, outras, pelo contrário, apresentam roupas de comprimentos diferentes’.
A marca Louis Vuitton em todas as suas campanhas apela à originalidade e extravagância, e a de 2013 não foi exceção.