![Havaianas Museu da Contrafação.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10241660Havaianas-Museu-da-Contrafa%C3%A7%C3%A3o.jpg.jpeg)
O verão e uma das suas peças mais icónicas foram o mote para o Museu da Contrafação, em Paris, destacar as Havaianas como o ‘objecto do mês’. Numa das montras deste espaço, dedicado à consciencialização do público para os perigos da contrafação, os visitantes poderão ver, até ao final do verão, um par de Havaianas falsas e outro autêntico, acompanhados por uma pequena resenha da história da marca.
Com 50 anos de existência, a marca brasileira de chinelos de borracha fez nome em todo o mundo e, a partir dos anos 70, começou a lidar com o aparecimento de falsificações. Desde o início do ano, já foram fabricados cerca de 119 mil pares falsificados de ‘Havainas’, informa a marca.
O Museu da Contrafação conta com mais de 100 mil visitantes por ano e é uma iniciativa da UNIFAB – Union des Fabricants, uma associação francesa que reúne mais de 200 marcas, sobretudo do segmento de produtos de luxo, e que se destina a lutar contra a contrafação.