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Alexander Wang no final do desfile da coleção outono/inverno 2015/16, na Semana de Moda de Paris, a 6 de março.
Pascal Le Segretain
A Balenciaga e a Kering, a companhia detentora da marca, decidiram não renovar o contrato de Alexander Wang, 31 anos, diretor criativo daquela casa de moda francesa desde novembro de 2012, avança um comunicado publicado ontem, dia 29, no site Women’s Wear Daily. Os responsáveis da marca estarão já estão à procura de um sucessor para Wang.
Enquanto o seu antecessor, Nicholas Ghesquière, foi visto como um inovador, que durante os seus 15 anos na Balenciaga procurou sempre novos designs e materiais para as criações, Wang deu um cunho pessoal mais minimalista às peças, evitando ornamentações excessivas e optando por uma paleta de cor mais simples.
Nascido em São Francisco, EUA, e descendente de imigrantes de Taiwan, Wang é tido como um dos jovens designers de moda mais promissores da atualidade. Aos 23 anos desenhou e lançou a sua primeira coleção feminina e antes dos 29 já tinha sido nomeado para a Balenciaga. Para além do cargo que ocupava na maison francesa, o criador é ainda diretor criativo da sua marca em nome próprio, que deve abrir a primeira loja flagship europeia em Londres, ainda este ano.
No início do mês, um porta-voz da Kering teria dito que “ainda decorriam as conversações entre o designer e a marca, relativas à renovação do contrato”, que deu origem a uma primeira onda de especulações sobre a saida do criador. A Kering também parece estar a passar por uma restruturação. Grita Loebsack, ex-Unilever, foi recentemente anunciada como a nova CEO da divisão que gere as marcas de alta-costura e artigos de luxo em couro – a partir de 14 de setembro estará à frente marcas como a Balenciaga, Stella McCartney, Brioni ou Alexander McQueen, informa o site Business of Fashion.
O último desfile do criador à frente da marca está agendado para a próxima Semana da Moda de Paris.