Telma Pais de Faria nasceu em 1974, em Coimbra. Quis seguir dança, mas veio para Lisboa tirar Sociologia e acabou por se dedicar de corpo e alma à Arte. Sempre adorou trabalhos manuais, a primeira coisa que se lembro de fazer foi as roupas da sua boneca Tucha. Já na escola, adorou aprender a trabalhar com barro, madeira, encadernação, fada do lar e tecelagem. Atualmente, gosta muito de trabalhar o tema das vivências, da memória, misturando materiais como tecidos, papel, fotografia e linhas.
Gosto por artes diferentes
Curiosamente, começou por ‘odiar’ bordados quando, em pequena, a sua mãe tentou ensiná-la a fazer ponto cruz. Mais tarde, com o nascimento da sua filha mais velha, resolveu ouvir o seu lado criativo. Decidiu abrir uma loja com peças de autor e materiais para as pessoas fazerem as suas próprias criações e nessa fase descobriu várias técnicas que a fascinaram, entre elas o bordado livre, pelo qual ficou viciada porque lhe dava a possibilidade de desenhar organicamente com linhas.
Já o gosto pela fotografia apareceu muito cedo na sua vida, porque o seu pai era fotógrafo amador, daí o apelo especial por fotografias antigas e pelas memórias que contêm. Os livros de ilustração também sempre a fascinaram e, sem ser um processo muito pensado, quando dá por ela, estava a juntar todos estes elementos nos seus projetos.
Percurso criativo
O nome da sua marca é Herbário do Colibri. Escolheu-o porque herbário é uma coleção organizada de uma grande variedade de plantas, e achou que representava a diversidade do seu trabalho; e Colibri porque era assim que tratava a sua filha em pequena e simboliza a alegria de viver.
A marca nasceu em 2013, antes disso, em 2010, criou a Loja Respigar que mais tarde se transformou na Respigar Ateliers. Faz muitas personalizações com fotografias de casamento, família, aniversários. As pessoas enviam a foto, Telma faz um esboço da intervenção e, depois de aprovado, executa o bordado. O resultado é, como se vê, uma delícia, e não é raro as pessoas ficarem muito emocionadas. Venha daí conhecer o seu trabalho no Instagram, no seu site, no Facebook, e ao vivo e a cores, nos mercados onde costuma expor, basta seguir as suas redes.