Queridos pais,
Não, não foi um lapso no título da rubrica deste mês, a palavra “tarde” é intencional e é o que me faz mais sentido. ????
Isto porque temos a ideia de que os bebés e crianças não precisam de dormir “assim tanto” e que quanto mais cedo vão para a cama mais cedo acordam.
ATENÇÃO! É MITO. Um valente mito.
Os bebés e as crianças precisam e amam dormir. Acreditem! O que pode estar a acontecer é que eles ainda não têm uma relação saudável com as suas camas ou berços, mas isso também é trabalhável.
O que é certo é que uma criança quando dorme independente de ajudas, quer seja de colo, maminha, biberão, embalo, por exemplo, para adormecer, é fã incondicional dos seus sonos e, muitas vezes, é o primeiro a pedir para ir para a cama.
É a realidade aí em casa já? Espero que sim.
O meu sonho é que todos os bebés e crianças possam viver bem e para isso, dormir bem é imprescindível.
São muitos os mitos que assombram e destroem as noites boas de sono. São ideias com milhares de anos, repetidas por gerações e gerações que as passam como uma bola de futebol num relvado verde.
Esclarecer estes mitos é, muitas vezes, uma enorme salvação na casa da família, que, finalmente, para, pensa e quebra mitos antigos.
Estava aqui a lembrar-me de um grande número deles.
Um comum é que uma criança quanto mais cansada está, melhor dorme. É MITO. Uma criança quanto mais descansada, melhor dorme. Isso sim!
Um bebé PRECISA de dormir em média 15h nas 24h diárias. Sendo que a noite é um bloco de 12h. E o resto repartido, mais hora menos hora, nas sestas ao longo do dia. SIM! Isto é verdade.
Quando eles estão descansados têm a capacidade de ter um maior controlo emocional na hora de dormir, evitando as horas de birra de sono que tantos bebés já exaustos fazem quando vão dormir.
Acredite!
Que “mentirinhas” vos foram sendo ditas ao longo da vida sobre o sono dos mais pequenos?
Há uma muito dita que é: “aproveita agora para dormires, porque depois quando fores mãe nunca mais vais ter boas noites de sono”. Uau! É MITO.
Não acreditem nisto. Não é verdade.
Os primeiros 3 meses do bebé podem ser de facto mais desafiantes a este nível, uma vez que o bebé tem necessidade de comer também ao longo da noite. Por isso, é sempre expectável que a privação de sono se faça sentir neste período.
Mas ATENÇÃO! É neste período de resposta a uma necessidade básica do recém-nascido e do bebé, depois já deixa de “ter de ser assim”.
Como eu referia nos parágrafos em cima, é mesmo importante que o bebé adquira a capacidade de adormecer por ele para dormir bem mais descansadamente e sem precisar de pedir ajuda de hora em hora aos pais para voltar a dormir, tantas vezes, desconfiado, no meio de tanta lágrima e birrinha.
Relembro a importância vital que é dormir bem para o bom desenvolvimento e para a saúde e crescimento de todos.
Quero dizer-vos que me sinto muito grata por ter a oportunidade de estar aqui a partilhar este conteúdo com a vossa família.
Sou vossa fã #1. Sejam felizes em família!
Muitos beijinhos grandes,
Carolina Vale Quaresma