A verdade é que todos nós temos vários “pilotos automáticos”, que nos ajudam a realizar as tarefas diárias ou apenas a libertar a mente para as tarefas que exigem mais disponibilidade e esforço mental.
Os hábitos existem exatamente para nos ajudar a libertar a mente para a saída da zona de conforto.
A questão está, muitas vezes, em ganhar consciência de que alguns hábitos que desenvolvemos pdem não ser os mais benéficos para nós. E aí surge a questão: porque fazemos o que fazemos?
A verdade é que, quando trazemos um hábito à consciência, conseguimos ganhar clareza e definição relativamente ao caminho e ao destino onde esse hábito nos está a levar. E a verdade é que muitas vezes o destino não é o mais benéfico para nós. Isto porque não estamos a responder à questão: porque fazemos o que fazemos?
Bom, deixemo-nos de rodeios. Gostaria que guardasse duas ideias:
1 – Podemos mudar os nossos resultados, mudando os nossos hábitos
2 – Sim, os hábitos podem ser alterados (embora muitas vezes acreditemos que não!), através da repetição de novos comportamentos.
E estas duas premissas apelam a uma outra: é necessário ganhar clareza para conseguirmos mudar os nossos hábitos.
Se, por exemplo, sabemos que devemos ser mais produtivos no nosso dia-a-dia, mais focados, mais rápidos e eficazes nas nossas ocupações profissionais, isso significa que devemos mudar a forma como estamos a fazer as coisas. O que está a faltar? O que podemos melhorar? Existe alguma competência que necessitemos desenvolver? Todas estas questões obrigam-nos a pensar, a definir uma estratégia. E é desta forma que se mudam hábitos: implementando essa estratégia e tendo plena consciência da recompensa que vamos obter quando conseguirmos mudar o hábito.
Se, no seu contexto pessoal ou profissional existem resultados que não são satisfatórios, mude a forma como faz as coisas. Desenvolva competências. Entre em ação.
Estou aqui para ajudar, conte-me tudo!
Obrigada pela confiança,
Mafalda Almeida
www.mafaldaalmeida.com
Próximas iniciativas a acontecer:
. Certificação em Coaching, Inovação e Criatividade, dias 22 a 25 de abril e 29 e 30 abril 2023, presencial. Formação com certificação DGERT.
. Programa Intensivo de Liderança Feminina, 27.05.2023, presencial.