![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/12/126911679_436416567522433_6051578948832141715_n-1080x1080.jpg)
Parece que a chegada de um novo ano nunca foi tão desejada. Com a atual situação pandémica que atravessamos, 2021 será como uma lufada de ar fresco para todos os portugueses. Durante este período, a maioria dos cidadãos passou a dar mais importância ao exercício físico, prioritizando a saúde, tanto a física, como a mental. Agora é o momento de perceber quais serão as modalidades em destaque no próximo ano.
Segundo o Urban Sports Club, o exercício físico continuará a ser um dos focos principais em 2021. De acordo com uma recente pesquisa realizada pela aplicação para modalidades desportivas, quase 90% dos seus funcionários dão prioridade à sua saúde. Mas como conseguimos continuar a praticar exercício físico, mantendo a distância social e as regras de segurança? Quais as modalidades que estarão em destaque e quais as que passarão por um renascimento? Como é que o teletrabalho afetou o nosso comportamento desportivo? E como é que o espírito de equipa pode ser mantido? De forma a responder a estas questões, a plataforma partilha dados internos que preveem as tendências de fitness para 2021:
Os anos 80 estão de volta!
Atualmente, a prática de modalidades onde se consiga manter a distância de segurança são as preferidas dos portugueses. Nesse sentido, desportos como o ténis, squash e golf estarão em destaque em 2021. Já as sessões de ioga ao ar livre, bootcamps ou HIIT no parque irão, muito provavelmente, ser os novos sucessos de fitness no novo ano.
A saúde mental aliada ao exercício físico
A pandemia e todas as limitações que esta acarreta afetaram significativamente a saúde mental dos portugueses. Como resultado, as pessoas estão a demonstrar cada vez mais interesse em atividades de autocuidado e conscientes, como a meditação e o ioga. A previsão geral das tendências do Urban Sports Club é que as aulas online em direto continuarão a ter sucesso em 2021, especialmente o ioga, o tai chi, a meditação e as aulas de ginástica e de treino funcional.
Novas aulas para os mais tímidos e curiosos
Nesta fase em que estar bastante tempo em casa é uma realidade para a maioria das pessoas, o exercício físico pode ser essencial para fortalecer o corpo e a mente. Por isso mesmo, a aplicação disponibilizou aulas online, de modo a que os seus membros se sintam o mais seguros possível. Em casa, também se sentem mais confortáveis para embarcarem em novas experiências, visto que podem desligar a câmara e exercitar-se sem serem observados. As aulas de pole dance ou striptease são cada vez mais procuradas, através da realização de aulas online em direto.
Desportos aquáticos aliados a uma sensação de férias
Em 2021, muitas pessoas passarão as férias agendadas para os meses quentes no seu país de origem. É fácil conseguir alcançar essa sensação de férias, mesmo locais, com atividades como o surf e o wakeboard, nas quais o distanciamento social e as belas paisagens andam de mãos dadas. Ao mesmo tempo, estas atividades são um treino eficaz para todo o corpo e trabalham o equilíbrio. Quer seja de caiaque ou canoa, o importante é explorar o seu país, através de uma via navegável.
Praticar diversas modalidades com uma oferta desportiva variada
A prática de pelo menos dois ou três desportos em simultâneo irá tornar-se ainda mais uma tendência, através das aulas online em direto, em 2021. Os membros combinam principalmente o fitness com outros tipos de desporto que fortalecem a resistência, flexibilidade e relaxamento, mantendo um plano de treino variado e divertido.
O futuro é uma oferta híbrida
Atividades desportivas que sejam praticadas em casa ou a caminho do escritório são o novo padrão. Quer seja logo pela manhã, durante o intervalo para o almoço, ou no final do dia de trabalho, a integração do exercício físico na rotina diária nunca foi tão fácil. Agora, mais do que nunca, os membros do Urban Sports Club podem continuar o seu treino no ginásio, ao ar livre ou em casa. Através da nova oferta híbrida, a plataforma permite atender às necessidades de todos os membros, com a máxima flexibilidade.