Quem nunca fiou confuso com explicações médicas diferentes sobre um mesmo assunto, que atire a primeira pedra. Pois bem, na era da informação que vivemos, pode ser difícil tomar algumas decisões, tendo em conta as diferentes opiniões de especialistas – e a saúde é uma delas.
Porém, no que toca à área da nutrição – e consequente impacto que tem no nosso organismo -, a verdade é que há, pelo menos, 4 regras quanto às quais não há discórdia. Confira:
- Consumir as doses recomendadas de fibra – A The American Heart Association recomenda entre 25 a 30g diárias, através de alimentos (e não suplementos).
- Manter-se hidratado – o ideal é definir junto de um nutrionista – após avaliação de peso, altura, sedentarismo – qual a quantidade diária ideal de água.
- Comer alimentos variados – tão importante quanto consumir alimentos saudáveis, é variar o consumo dos mesmos, de modo a conseguirmos todos os nutrientes de que precisamos.
- Minimizar alimentos processados – estes são os principais “vilões” da nossa alimentação e o respetivo consumo deve ser limitado ao máximo. Quanto menos ingredientes no rótulo, melhor!