Um estilo de vida equilibrado faz toda a diferença na forma como nos sentimos no dia-a-dia, tanto física como emocionalmente. Nesse sentido, e com a ansiedade a afetar cada vez mais pessoas, importa saber quais as melhores formas de a combater.
Num vídeo partilhado no Youtube, o Dr. Marco Abud explica como o magnésio é essencial para reduzir os níveis de stress. Como afirma, este mineral atua na membrana do neurónio, diminuindo a ação do glutamato e potencializando a ação do gaba, neurotransmissores que implicam com o nosso estado de alerta/ relaxamento, respetivamente.
Com base na revisão mais recente, o lactato de magnésio mostrou-se eficaz em casos de ansiedade leve a moderada, em quantidades diárias de 190 a 300 mg/dia. Não se recomenda que seja ultrapassada a dose de 350 mg/dia, de modo a evitar efeitos colaterais (tais como queda de pressão arterial, fraqueza muscular intensa, alterações no ritmo cardíaco).
De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin, algumas das maiores fontes de magnésio são sementes de abóbora, castanha do pará, sementes de sésamo, linhaça, caju, amêndoas, amendoins, aveia, espinafre cozido e banana prata.