Bocejos profundos, cochilos a meio do dia, sede de cafeína. Alguns sinais de sonolência são óbvios. Mas, uma vez que o sono alimenta tantos processos no corpo, o cansaço também pode ser mais subtil.
Eis alguns sinais menos óbvios de que está na hora de dar prioridade a noites mais descansadas:
Está sempre com sede
Num estudo de 2018 publicado na revista científica Sleep, dados de mais de 25 mil adultos mostraram que aqueles que dormiam consistentemente seis horas por noite ou menos tinham uma probabilidade entre 16 a 59 por cento maior de ter hidratação abaixo do ideal do que aqueles que dormiam oito horas regularmente.
De acordo com os investigadores, uma hormona chamado vasopressina pode explicar os resultados, uma vez que o sono parece ajudar essa hormona a regular os níveis de fluídos no corpo.
Adormece super rápido
Embora ficar a olhar para o teto com pensamentos acelerados não seja divertido, adormecer assim que a cabeça encosta na almofada também não é o objetivo. Idealmente, devemos adormecer dentro de cinco a 10 minutos depois de fecharmos os olhos. ‘Apagar’ dentro desse período de tempo é um sinal de que o corpo e a mente estão prontos para dormir, mas não completamente exaustos.
Desejo sexual reduzido
O desejo sexual é, em grande parte, ditado pelas hormonas – e o sono de qualidade ajuda a manter essas hormonas sob controlo. Um estudo publicado na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism descobriu que o sono é particularmente importante para manter níveis saudáveis de testosterona: uma hormona sexual que deixa homens e mulheres de bom humor.
Cai facilmente em padrões de pensamento negativos
Quando dormimos mal, o nosso humor tende a ser afetado. Um pequeno estudo publicado na revista científica Clinical Psychological Science concluiu que aqueles que não desfrutam de horas suficientes de sono profundo têm, em média, mais 50% de pensamentos indesejados na manhã seguinte. Por outro lado, descansar o suficiente parece promover um humor positivo e apoiar a capacidade de ter atenção plena.
Sente muitos desejos por açúcar e hidratos de carbono
Quando não dormimos tanto quando deveríamos, isso pode estimular desejos por certos tipos de alimentos, o que pode levar à tomada de más decisões. O sono ajuda a reduzir a vontade de ingerir snacks com alto teor calórico e vazios de nutrientes como, por exemplo, chocolates, batatas fritas e sobremesas doces.
Os seus treinos habituais parecem mais desafiantes
É durante o sono que o corpo recupera das exigências do dia a dia, portanto, quando não dormimos o suficiente, não temos como operar no nosso melhor fisicamente. Se os seus treinos habituais começarem a parecer mais difíceis, isso pode ser um sinal de que precisa de dormir mais. Tente dormir 30 minutos extra todas as noites; poderá ficar surpreendido(a) com as melhorias na sua disposição.