O tomate é aquele alimento que, dificilmente, falta na mesa dos portugueses, seja cru ou cozinhado. E ainda bem, porque é pobre em calorias e em gorduras, mas é rico em micronutrientes e compostos, como os beta-carotenos. Os seus benefícios para a nossa saúde são muitos e nós deixamos-lhe aqui os quatro principais:
Contribui para a saúde cardiovascular
Tendo em conta que o tomate é rico em antioxidantes e potássio, ajuda a proteger o coração, melhora a tensão arterial e o stress oxidativo do organismo. Além disso, também ajuda a controlar o colesterol.
Melhora a saúde da pele
O licopeno é um dos antioxidantes presentes no tomate e, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e a reparar os danos das células causados pelos radicais livres. Rico também em vitamina C, ajuda a promover a integridade da pele.
Promove a saúde do intestino
Tendo em conta que 95% do tomate é composto por água, e que é uma fruta que nos fornece mais de um grama de fibra por porção, é, por si só, um ótimo aliado da saúde do intestino e também de uma boa digestão.
Atua na saúde ocular
Os carotenoides presentes no tomate têm um importante papel na nossa visão, pois neutralizam os radicais livres, evitando a oxidação das células oculares, além de filtrarem a luminosidade azul, impedindo que os fotorrecetores da retina sejam danificados.