>>>>CAMINHAR AO RITMO DE 106 PASSOS POR MINUTO…
… melhoram a saúde vascular e ajudam a prevenir a rigidez das artérias. Ponha a tocar o ‘Get Lucky’ do Pharrell Williams (116 batidas por minuto) ‘Sit Down’ dos James (126 bpm) ou ‘I Should be dancing’ (106 bpm) dos Bee Gees e toca a andar. Para saber as batidas por minuto das músicas vá até jog.fm.
>>>>DORMIR 7-8 HORAS DE SONO POR DIA…
… ajuda a manter o peso. Dormir menos de 5-6 horas por noite vai fazer com que os níveis de grelina aumentem, a hormona que desperta a sensação de fome e reduz o gasto de energia.
>>>>MANTER ESTES SUPERALIMENTOS NA LISTA DE COMPRAS...
… não só ajudam a ficar em forma, como previnem doenças cardiovasculares, diabetes e cancro, fortalecem o sistema imunitário. Encha o seu carrinho de compras com:
MAÇÃ – Não só ajuda a manter o peso como diminui o risco de doenças cardiovasculares entre as mulheres após a menopausa. Só faz mal se juntar farinha, açúcar e ovos.
ABACATE – Fonte de gordura monoinsaturada, vitamina e, potássio e fibra solúvel.
Substitua maionese por abacate (misture abacate, sumo de limão, mostarda, sal).
LEGUMINOSAS – Ricas em proteína e outros nutrientes que as mulheres precisam: cálcio, potássio e magnésio.
ALHO – Pode ficar com um hálito pouco agradável, mas a verdade é que o alho ajuda a descer a tensão arterial, a combater infeções e é um aliado na prevenção do cancro dos ovários e do cólon.
ARROZ INTEGRAL – Alto teor de fibra e de selénio, essencial para a tiróide e sistema imunitário.
SEMENTES DE CHIA – Grande fonte de proteína e ómega 3, fibra, cálcio, zinco, magnésio e ferro. um aliado na manutenção do peso porque ajuda a controlar a fome.
OVOS – Quem sofre de doença coronária deve comer apenas duas gemas por semana, se é saudável pode comer um ovo diariamente.
MIRTILOS – Uma bomba de antioxidantes, pode ajudar na prevenção de perda de memória, infeções urinárias e cansaço visual.
CEBOLA – Recordista em polifenóis e flavonoides que reduzem o risco de cancro. Rica em crómio, ajuda a baixar o açúcar no sangue. As camadas mais exteriores são as mais ricas em nutrientes.
COGUMELOS – Bons para o colesterol, diminuem o crescimento de alguns tumores. São baixos em calorias e ótimos substitutos da carne, não se esqueça é que tem sempre de os cozinhar.
AVEIA – Rica em fibra, reduz o risco de diabetes tipo 2. Junte ao iogurte natural ou triture e dê mais textura às almôndegas, por exemplo.
QUINOA – Pejada de proteína e rica em ferro, magnésio e potássio. Substitua por carne ou sirva como acompanhamento, (por exemplo, em pimentos recheados).
ESPINAFRES – Muito bom para os músculos, ajuda na prevenção da degeneração macular e a manter as artérias livres de colesterol. Essencial para quem tem anemia. Ficam deliciosos salteados com alho.
LARANJA – Além da vitamina C, contém potássio e vitamina B1 e A, essenciais à visão e imunidade.
SARDINHA – Outra fonte de ómega 3, é também rica em vitamina B12, essencial ao sistema nervoso.
AZEITE – Rico em gorduras monoinsaturadas, baixa o colesterol mau, LDL, e ajuda a aumentar o bom, HDL, a reduzir o risco de cancro e de doenças como o Alzheimer.