Quando se fala em saúde cerebral, é impossível não ter em conta a alimentação. Na verdade, de acordo com Vasco Catarino Soares, autor do livro Exercícios para o cérebro, a alimentação desempenha um papel preponderante para o nossos cérebro, sendo que aquilo que nós comemos tem uma influência direta no mesmo. “Os estudos feitos na atualidade mostram que a ingestão regular de alimentos industrializados podem ter impacto no estado de humor dos indivíduos. A nível das funções cerebrais, observou-se que os mesmos alimentos teriam repercussão na capacidade de memória, raciocínio e até mesmo de aprendizagem”, destacou Vasco Catarino Soares, no seu livro. Neste sentido, é fundamental percebermos que tipo de escolhas devemos fazer na hora de comer, para beneficiarmos plenamente dos alimentos e de como nos nutrem. Para isso, destacamos os cinco alimentos que são bons para o cérebro e que deve incluir na sua dieta:
Abacate
Rico em vitamina B, C e K, este fruto previne e protege o cérebro contra derrames sanguíneos.
Couve
O consumo diário de couve ajuda a evitar o envelhecimento precoce do cérebro.
Mirtilo
Fonte de vitamina C, de vitamina K, de fibras e de ácido gálico, o mirtilo ajuda a prevenir a degeneração e o stress do cérebro.
Tomate
O licopeno, presente no tomate, protege as células dos radicais livres que têm uma ação importante no surgimento de doenças como o Alzheimer.
Atum
Sendo uma ótima fonte de ómega-3 e de vitamina B12, o atum protege as membranas das células cerebrais contra os efeitos do envelhecimento e mantém a saúde dos nervos.