Getty

SE TEM...

DORES DE ESTOMAGO
Estas devem ser avaliadas clinicamente caso se mantenham por alguns dias.
Ainda assim, a alimentação pode ter um papel na estabilização ou melhoria.

AJUDA: O arroz, por ser de fácil digestão e apresentar um elevado teor em amido capaz de revestir as paredes do estômago, dando saciedade e conforto, alivia estes sintomas. O pão torrado é ideal como primeiro alimento para estabilizar as dores de estômago, porque a sua digestão e absorção é rápida e fácil, e o chá quente de hortelã ou camomila devido às suas propriedades calmantes que atuam nas paredes digestivas, dando conforto. Fazer refeições regulares com intervalos de não mais de 3 horas é uma regra essencial para ajudar no alívio destes sintomas.

Evite: O café, devido às propriedades estimulantes, pode sensibilizar a parede digestiva. Se não o consegue deixar, tome-o apenas no final das refeições.
A laranja pode acidificar mais o estômago, agravando a sensibilidade digestiva; e as gorduras da fritura excessiva de alimentos.
O esforço para a correta digestão vai ativar enzimas e sucos digestivos que agravam o desconforto.

… DIFICULDADE EM DORMIR
Fatores como o stresse e a ingestão aumentada de alimentos antes de dormir podem ser causa de um sono menos retemperador. Mas a dificuldade em adormecer ou o acordar a meio da noite poderá ser um distúrbio de sono a valorizar clinicamente. Se for frequente deve ser vista por um profissional da área.

AJUDA: A banana tem um elevado teor de triptofano, um aminoácido que contribui para a produção de serotonina (neurotransmissor que melhora o humor e nos dá uma agradável sensação de bem-estar). Prefira as mais pequenas e nacionais (Açores ou Madeira).
O espinafre é riquíssimo em ácido fólico, com propriedades que contribuem para o nosso bem-estar geral e acalmia, o que faz com que tenhamos uma boa noite de sono. A amêndoa é um excelente alimento, rico em zinco, magnésio, cobre e ferro. Tudo nutrientes envolvidos nas funções cerebrais responsáveis pelo nosso sono. Ao deitar, se tem picos de apetite, coma 4-6 e beba um chá de cidreira quente. Este ritual poderá ajudar a reencontrar o equilíbrio para o sono.

Evite: O café devido à sua ação estimulante poderá atrasar o adormecer, mantendo o corpo e a mente alerta. O álcool, embora possamos pensar que favorece o sono, na realidade ele não será tão profundo nem de qualidade. O consumo de carnes vermelhas deve ser minimizado porque são de digestão mais difícil e o seu teor em gorduras saturadas poderá também dificultar o sono.

ENXAQUECAS
Estas podem ter causas não relacionadas com o que se come – se forem muito frequentes deve consultar um médico – mas há alimentos que têm maior ligação às enxaquecas.

AJUDA: Salmão, peixe riquíssimo em ácidos gordos ómega 3 e vitaminas lipossolúveis que têm um papel fundamental na otimização das funções cerebrais e nervosas. Estas características contribuem para neutralizar as causas da enxaqueca aliviando os seus sintomas. As amêndoas, que além de serem ricas nestes ácidos gordos essenciais, são uma fonte importante de selénio, um micronutriente importantíssimo na neutralização dos efeitos nefastos do stresse, que muitas vezes causa enxaquecas. O maracujá, como tem propriedades calmantes, previne os picos de enxaqueca.

Evite: O álcool tem um efeito potenciador da enxaqueca pelo que deve ser evitado. O chocolate, sobretudo o branco, devido à presença de teobromina e ácidos gordos saturados, poderá dar origem a uma sobrecarga a nível cerebral de algumas reações que não ajudam na estabilização das dores de cabeça e enxaqueca. O queijo porque, no geral, tem um teor muito elevado de gordura que pode desencadear sobrecargas de fígado com manifestações muitas vezes a nível de cansaço, enjoos e dores de cabeça.


… TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL
Para atenuar os sintomas inchaço, cólicas, dores de cabeça, irritabilidade pode recorrer ao consumo de certos alimentos que vão ajudar a reequilibrar o organismo nesta fase hormonal.

AJUDA: A banana, rica em potássio, ajuda a estabilizar os níveis de sódio geralmente em excesso nesta fase. Também é fonte de vitamina B6 e aminoácidos (como o triptofano) que ajudam a estabilizar o humor e a boa disposição. A aveia, cereal riquíssimo em zinco e magnésio, contribui para a boa disposição e estabilidade emocional, ajuda na diminuição dos níveis de absorção de gorduras pelo organismo e é saciante.
Beber água leva à eliminação de toxinas, além de prevenir o inchaço.

Evite: Alimentos ricos em açúcar são desaconselhados, por darem origem a picos de apetite, difíceis de controlar e que levam a uma saciedade momentânea, e que até nos deixam tristes connosco próprias. O sal deve ser excluído da alimentação para não agravar os sintomas de retenção de líquidos e inchaço. Para temperar, use e abuse das ervas aromáticas e especiarias.

… AFRONTAMENTOS NA MENOPAUSA
A brusca alteração hormonal que ocorre durante a menopausa deixa o corpo com afrontamentos, alterações nas zonas de acumulação de gordura, irritabilidade…
Para combater estes sintomas há um conjunto de alimentos que podem ajudar.

AJUDA: A aveia é um superalimento com elevado nível de zinco e magnésio, fundamentais para uma boa coordenação mental e pensamento rápido e fluido.
As elevadas doses de ácidos gordos ómega 3 são também fundamentais para a proteção de doenças cardiovasculares e das ‘ondas de calor’ típicas da menopausa.As nozes, riquíssimas também neste tipo de ácidos gordos, protegem as articulações e previnem doenças como o alzheimer.
Os iogurtes, devido ao teor em cálcio e vitamina D, protegem a saúde dos ossos e previnem a osteoporose. As bactérias digestivas presentes fazem também ‘milagres’ na normal função digestiva, minimizando os inchaços abdominais.
Procure também manter a atividade física, com pilates, ioga ou caminhadas.

Evite: A pimenta não deve ser consumida porque eleva a temperatura corporal, agravando a sensação de afrontamentos e suores ocasionais típicos desta fase, além de condicionar também o sistema digestivo.O sal deverá ser reduzido, devido ao aumento de risco de doenças cardiovasculares e neurológicas. Prefira especiarias e ervas aromáticas.

… DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO
Há alimentos que contribuem para uma maior atenção e concentração, devido ao elevado teor em magnésio, zinco, vitaminas e ácidos gordos, que afetam favoravelmente o nosso cérebro.

AJUDA: A aveia é rica em minerais como zinco e magnésio, mas também em hidratos de carbono de absorção lenta, que favorecem um melhor aproveitamento da energia disponível. Procure ingeri-la logo de manhã, para que possa começar o dia com energia ao máximo.
As nozes são consideradas o alimento do nosso cérebro. Não só pela analogia morfológica mas essencialmente pelo teor em ácidos gordos essenciais e teor mineral, que interferem diretamente na rapidez das transmissões nervosas que ocorrem a nível cerebral.
O atum é uma boa fonte de ácidos gordos ómega 3, que não só protegem o cérebro e sistema circulatório como também permitem um melhor funcionamento neuronal.

Evite: O álcool interfere na rapidez das transmissões nervosas e tem também um papel limitador das nossas aptidões físicas e mentais.
O açúcar (refrigerantes, bolos, doces…), que embora possa ajudar numa fase inicial dando a falsa sensação de energia e capacidade cognitiva, vai fazer com que após este arranque haja grande quebra de energia.
As gorduras alteradas (fritura ou processamento excessivo) podem também trazer consequências ao nível da concentração, pela limitação das normais funções circulatórias, e a médio prazo nas funções neurológicas.

… FALTA DE ENERGIA
O cansaço e a falta de energia são sintomas comuns na população ocidental. Falta de exercício, erros alimentares, baixa ingestão de líquidos, stresse, entre outros, são possíveis causas.
Mas certos alimentos são capazes de nos devolver alguma energia extra.

AJUDA: O arroz integral é um superalimento, pois, para além dos hidratos de carbono (que nos dão energia) naturalmente presentes, tem também um conjunto de vitaminas do complexo B na sua casca que vão permitir aproveitar ao máximo esta energia.
O ovo, riquíssimo em proteína de excelente qualidade na clara, é na gema que apresenta um elevado teor de vitamina B12, capaz de assegurar o máximo aproveitamento da energia pelo nosso organismo. Pode ser escalfado, mexido, cozido…
Os brócolos são fonte privilegiada de ácido fólico, que é necessário para o máximo aproveitamento da energia pelo nosso organismo.

Evite: Os doces e refrigerantes devem ser evitados, devido às elevadas quantidades de açúcar que nos dão alguma energia momentânea mas que depois rapidamente nos trazem uma sensação de apatia, cansaço e falta de energia.
O álcool também faz com que a sensação de cansaço apareça rapidamente.
Os lácteos com lactose são uma das áreas menos consensuais, mas há evidências de que a presença de alimentos ricos em lactose nos deixa mais cansados.
Esta sensação será sempre diferente de pessoa para pessoa, pelo que é aconselhável que faça um teste, com a ajuda do seu nutricionista, para que possa avaliar por si, sem comprometer a sua saúde.

SÍNDROME DO COLON IRRITÁVEL
Este problema de saúde obriga a ajustes alimentares que previnam a inflamação intestinal ou que aumentem a intensidade dos movimentos peristálticos do intestino.

AJUDA: Água, chás ou infusões para potenciar os seus efeitos hidratantes com funções calmantes. Maçã cozida, de fácil digestão, assim como iogurtes sem lactose.
Aliás, uma alimentação sem lactose pode melhorar os sintomas.

Evite: O álcool tem uma ação ‘corrosiva’ no aparelho digestivo. Pode beber, de vez em quando, às refeições.
As gorduras esforçam mais a digestão.
O café, como é estimulante, vai aumentar a intensidade dos movimentos peristálticos (intestinos).

O NUTRICIONISTA:
Pedro Queiroz dá consultas na Clínica de Nutrição do Porto (226 162 112) e na Clínica de Nutrição de Lisboa (213 462 000).


Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

A reinvenção das imagens

A reinvenção das imagens

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

RootedCON: Congresso de cibersegurança chega a Portugal em maio e promete trazer novidades

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

A meio caminho entre o brioche e o folhado, assim são os protagonistas da Chez Croissant

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Os livros da VISÃO Júnior: Para comemorar a liberdade (sem censuras!)

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

Vencedores do passatempo ‘A Grande Viagem 2: Entrega Especial’

William revela que os filhos têm dois novos amigos

William revela que os filhos têm dois novos amigos

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Estivemos no Oeiras Eco-Rally ao volante de dois Peugeot (e vencemos uma etapa)

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Cristina Ferreira volta a mostrar vestido de noiva que a inspira

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Tesla introduz novo Model 3 Performance

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Conheça os ténis preferidos da Família Real espanhola produzidos por artesãs portuguesas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Teste em vídeo ao Volkswagen ID.7 Pro

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

Chief Innovation Officer? E por que não Chief Future Officer?

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

ByteDance prefere fechar TikTok nos EUA do que vender rede social

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Microsoft anuncia Phi-3, modelos de linguagem mais pequenos e eficientes

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Luísa Beirão: “Há dez anos que faço programas de ‘detox’”

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Recorde a vida do príncipe Louis no dia em que celebra o seu 6º aniversário

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Supremo rejeita recurso da Ordem dos Enfermeiros para tentar levar juíza a julgamento

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Decoração: a liberdade também passa por aqui

Baga Friends lançam-se no espumante

Baga Friends lançam-se no espumante

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Lloyd Cole em digressão acústica: As canções como elas são

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

Nos caminhos de Moura guiados pela água fresca

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Montenegro diz que

Montenegro diz que "foi claríssimo" sobre descida do IRS

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Portugal: Cravos que trouxeram desenvolvimento

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Dânia Neto usou três vestidos no casamento: os segredos e as imagens

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Em Peniche, abre o Museu Nacional Resistência e Liberdade - para que a memória não se apague

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Sofia Manuel, a cuidadora de plantas

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Famosos na Avenida para celebrar o 25 de Abril

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Ratos velhos, sistema imunológico novinho em folha. Investigadores descobrem como usar anticorpos para rejuvenescer resposta imunitária

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

Como identificar um psicopata, segundo um psiquiatra forense

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

19 restaurantes abertos de fresco, em Lisboa e no Porto

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Em “Cacau”: Tiago beija Cacau após o nascimento de Marquinho

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites