A menstruação é um fenómeno biológico natural que ocorre no corpo feminino, mas ao longo da História, desenvolveram-se diversos mitos e equívocos em torno do assunto.
Por exemplo, é verdade que passar mais tempo com uma amiga próxima fará com que os vossos ciclos fiquem sincronizados? E engravidar durante a menstruação está completamente fora de questão? Poderá ficar surpreendida com o que é facto e ficção.
Como conhecimento é poder, especialmente quando se trata do nosso corpo, eis sete mitos comuns sobre a menstruação esclarecidos.
As cólicas melhoram com o exercício físico? Talvez.
Os estudos são inconclusivos, mas alguns peritos dizem que exercitar o corpo pode ajudar a aliviar as dores. “Cada mulher responde de forma diferente, mas já vi o exercício ou movimento reduzir, ou eliminar as cãibras para a maioria das mulheres,” disse a coach de saúde feminina Nicole Jardim ao HuffPost, sublinhando que “o importante é não exagerar, respeitando a necessidade do corpo de descansar durante esta altura do mês.”
A menstruação para na água? Não.
“O revestimento uterino não para de descamar enquanto uma mulher está dentro de água,” afirma Jardim, esclarecendo que o fluxo pode diminuir significativamente ou não sair da abertura vaginal “porque a água interrompe-o.” Além disso, a atração gravitacional “não é tão forte como quando se está fora de água”.
Posso engravidar nessa altura do mês? É possível.
“Os espermatozoides mais poderosos sobrevivem até cinco dias após a reação sexual,” diz a ginecologista Rachael L. Polis ao HuffPost. A especialista acrescenta que a probabilidade de ocorrer uma gravidez é baixa para uma mulher que tenha um ciclo menstrual de 28 a 30 dias (ou mais). O risco aumenta no caso de ciclos mais curtos. “A ovulação determina o risco. Por conseguinte, é melhor jogar pelo seguro e usar proteção, mesmo durante o ciclo menstrual.”
O ciclo menstrual fica mesmo sincronizado com os das amigas? Não, nem por isso.
Algumas mulheres juram a pés juntos que isto acontece quando passam demasiado tempo com amigas ou colegas. Um estudo de 1971 chegou a apontar para a existência da sincronização menstrual, contudo uma investigação mais recente e meticulosa concluiu que esta é “muito pouco provável.”
É prejudicial fazer sexo durante a menstruação? Não, de todo.
“O período pode ser um lubrificante natural, portanto há também um bónus extra!” diz a médica de clínica geral Navya Mysore ao HuffPost. Além disso, os orgasmos podem ajudar a aliviar as dores das cãibras ao “libertar a congestão pélvica,” acrescenta a colega de profissão Prudence Hall.
Pensamos com menos clareza durante o período? Sim.
Segundo Hall, as mulheres têm baixos níveis de estrogénio alguns dias antes e durante a menstruação, ao contrário do resto do ciclo, quando os níveis hormonais são mais altos. Assim sendo, o desempenho cognitivo “pode tornar-se menos focado e claro.”
O clima afeta a menstruação? Sim.
Um estudo de 2011 concluiu que a atividade ovariana é maior no verão em comparação com os meses de inverno. Com base nos dados, a luz solar e o clima quente podem causar uma maior frequência de ovulação e podem encurtar os ciclos menstruais em 0,9 dias, em média.
As temperaturas também podem afetar como uma mulher se sente durante o período menstrual. “As mulheres dizem-me que têm mais sintomas relacionados com o período no inverno — mais sintomas físicos e emocionais de TPM, e mais dores menstruais,” afirma Nicole Jardim. A coach de saúde feminina sugere que isto pode estar relacionado com os níveis de vitamina D abaixo do normal e com a diminuição da produção de hormonas tiroideias, que provavelmente é exacerbada pelas temperaturas baixas. “O hipotiroidismo está relacionado com fluxos mais pesados e com mais dores menstruais.”