
Num país em que mais de 2 milhões de pessoas têm pré-diabetes e diabetes tipo 2, é boa notícia saber que se pode reverter esta problema de saúde.
Para quem foi elaborada esta dieta?
Foi pensada sobretudo para as pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes (com níveis de açúcar no sangue acima dos valores normais). É uma dieta de perda rápida de peso mas cujo foco está em comer proteína de boa qualidade, gordura e vegetais.
São 800 calorias por dia durante 8 semanas. A alimentação é baseada na dieta mediterrânica e, embora não haja pizas nem massa, é muito rica em peixe, fruta, vegetais, frutos secos, queijo e azeite. É permitido beber um pouco de vinho tinto e chocolate preto, não é para se privar de nada.
Convém falar com o médico antes de começar?
Sim, sobretudo se estiver a tomar medicação. Os níveis de açúcar no sangue e a tensão arterial vão baixar rapidamente, por isso deve deixar de tomar os medicamentos. Esta dieta foi criada com a ajuda de um dos maiores especialistas em diabetes da Europa, o Professor Roy Taylor, da Universidade de Newcastle, que tem publicado muitos estudos e ensaios sobre o tema.
Não é uma dieta da moda, no Reino Unido foi muito bem recebida pela comunidade médica.
Há quem tenha peso a mais e queira fazer esta dieta, pode?
Sim, é uma maneira extremamente eficaz de emagrecer, e depressa.
Todos os especialistas em perda de peso com quem eu falei concordam que a perda de peso rápida, desde que seja feita adequadamente, tem maior probabilidade em ser eficaz tanto a curto como a longo prazo.
Mas atenção, esta não é uma dieta relâmpago ou uma dieta radical.
É importante ter bastante proteína e outros nutrientes essenciais e isso é perfeitamente possível ingerindo 800 calorias. A nutricionista que criou as receitas do meu livro, a médica Sarah Schenker, é uma das especialistas de topo do Reino Unido.
O que é que temos de estar preparados para ultrapassar?
Pode ser duro nos primeiros dias, mas muitas pessoas disseram-me que é uma dieta surpreendentemente fácil de seguir porque a fome desaparece ao fim de um tempo e habituamo-nos a ela. Ao contrário das que têm muito pouca gordura, os alimentos desta dieta vão mantê-la saciada. Também é muito compensador o facto de vermos que estamos a perder peso com rapidez. Se tiver diabetes tipo 2 (ou for pré-diabética) e tiver de medir os seus níveis de açúcar, vai ver uma melhoria muito grande e rápida também.
Que tipo de alimentos é que não devemos comer, de todo?
Tente reduzir ao mínimo o açúcar e alimentos que se transformam em açúcar rapidamente, assim que os ingere. Isto inclui arroz branco, massa de trigo e pão branco.
E depois das 8 semanas?
Devem fazer uma dieta mediterrânica de acordo com os parâmetros que escrevi no livro, praticar exercício físico que reduza o stresse, porque este é uma das razões principais que leva as pessoas a devorar hidratos de carbono açucarados.
Como manter a fome sob controlo?
Deve eliminar toda a comida que não seja saudável da despensa. Pode comer um bocadinho de queijo, de frango ou frutos secos quando tiver fome. Beba muito chá, café e água.
Misture água com gás com pepino ou limão para fazer uma bebida refrescante.
A que sinais ou sintomas é que devemos estar atentos, se alguma coisa estiver errada?
Sugiro que duas semanas depois de ter iniciado esta dieta faça uma análise de como as coisas têm corrido: consegue manter o rigor da dieta? Como está a dormir? Se tiver muita fome à noite, mantenha alguns dos seus snacks disponíveis para comer nessa altura.
Como está emocionalmente? Se estiver a sentir-se mal, é melhor mudar para uma versão ligeira da dieta dos 2 dias (onde apenas corta as calorias para 800 duas vezes por semana).
O exercício é importante?
Fazer exercício físico é uma maneira terrível de perder peso mas muito importante para manter. Eu escrevi um capítulo inteiro dedicado aos vários tipos de exercícios que se pode fazer. É importante não só aumentar os batimentos cardíacos regularmente como fazer alguns exercícios de resistência.
A maioria das pessoas consegue reverter a diabetes?
Depende de há quanto tempo tem diabetes. Se for pré-diabético e perder 10% do seu peso corporal ao fazer esta dieta vai diminuir o risco de vir a sofrer da doença em 90%. Durante as suas pesquisas, Roy Taylor descobriu que 87% das pessoas que tinham diabetes tipo 2 há menos de dois anos eram capazes de voltar aos padrões normais de açúcar no sangue sem medicação. Se mantivessem o peso, conseguiam evitá-la. Se for diabético há mais de 8 anos, então a probabilidade de reversão anda à volta dos 50%. Eu, que era pré-diabético, perdi 10kg há 4 anos e os meus níveis de açúcar no sangue não voltaram a subir, têm permanecido normais desde então.
No caso de não conseguir reverter a doença, quais são os benefícios desta dieta?
Consegue pelo menos diminuir bastante a medicação e isso inclui os medicamentos para a pressão arterial e colesterol. Conheci vários casos de pessoas que já estavam na fase em que precisavam de injeções de insulina e que depois de fazerem a dieta já não necessitam.
