Para a maioria das mulheres esta é a altura do ano em que a balança é uma das piores inimigas, porque registam uns bons quilos a mais, especialmente gordura na zona da barriga.
Na grande maioria das vezes é necessário tomar medidas para voltar a restabelecer o peso. Existem alguns alimentos que devemos colocar na lista negra, enquanto que outros são os nossos grandes aliados, como é o caso do chá.
Isento de calorias, o chá é uma bebida natural que é feito a partir da infusão das folhas de uma planta, a Camellia Sinensis.
O chá verde destaca-se pela sua riqueza em catequinas, um antioxidante natural. Um estudo asiático, liderado pelo investigador japonês Tomonori Nagao, mostrou que as catequinas presentes no chá verde, quando consumidas de uma forma regular, podem ter efeitos benéficos na redução da zona gordura abdominal e consequentemente na redução do perímetro da cintura. Este estudo foi realizado durante 12 semanas e o grupo que consumiu mais catequinas diariamente demonstrou uma redução 2,5 cm do perímetro da cintura, quando comparado com o grupo que não ingeriu.
Um estudo publicado no Journal of Nutrition, pelos investigadores da American Society for Nutrition, vêm reafirmar, que o chá verde é de facto eficaz na redução da gordura abdominal subcutânea – podendo mesmo representar um benefício extra para quem tem excesso de peso.
O estudo contou com 107 participantes e após as 12 semanas detectou-se uma redução mais significativa da massa gorda abdominal (7.7%) e da gordura abdominal subcutânea (6.2%) no grupo que ingeria o chá verde rico em catequinas, comparativamente com o grupo controlo. Estes resultados foram também acompanhados de uma redução dos níveis de triglicéridos (gorduras prejudiciais) no sangue, bem como da diminuição do peso corporal total. Na verdade, este é o primeiro estudo realizado na população ocidental e reforça o que outros estudos asiáticos têm indicado.
Actualmente sabemos, que o perímetro da cintura é um indicador da distribuição da gordura no organismo. Isto é, a gordura na zona abdominal, envolve alguns órgãos vitais, dificultando, assim, o seu funcionamento normal. A curto prazo esta gordura terá consequências para a saúde, estando associada a um risco mais elevado de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e etc. Segundo um estudo realizado em Portugal em 2006, 67,8 % dos portugueses têm um perímetro da cintura superior ao normal.
No contexto de uma alimentação saudável, o chá verde, sem adição de açúcar, pode tornar-se um aliado na gestão do peso e da gordura abdominal.