Fitness
Compre um pedómetro
Sabia que uma caminhada por dia é a melhor forma de exercício que pode fazer? Convém fazer também alguns exercícios para tonificar os músculos mas caso não possa ou não tenha tempo de ir ao ginásio, não há problema, tente dar um passeio após o jantar ou à hora do almoço. Para saber se está a atingir os objectivos (manterse em forma ou perder peso), o ideal é comprar um pedómetro (existem nas lojas de desporto ou de material de aventura). Assim, tem a noção exacta de quantos passos dá. Em média, damos cerca de 3000 passos por dia (especialmente quem anda de automóvel para todo o lado), por isso se quiser apenas manterse em forma basta tentar atingir os seis mil passos com um passeio higiénico, por exemplo. Para perder peso, tente dar 2500 passos em 20 minutos (ou então, numa versão mais suave, dê 10.000 passos diários, num passeio relaxante).
À medida que se sentir mais em forma, tente puxar um bocadinho o limite e vá aumentando o ritmo da passada. O que não conta: as voltinhas no centro comercial, espreitar as lojas que mais gosta. Para fortalecer os músculos: suba as escadas em vez de ir de elevador. Mais informação sobre pedómetros e o benefício da caminhada através do site, www.emedicinehealth.com.
Podologia
Atenção à qualidade dos sapatos
Se perde a cabeça com sapatos, mas acaba sempre por escolher um determinado estilo, saiba que pode estar a prejudicar os seus pés com a escolha de calçado que não é o mais adequado para si. Se sofre de problemas de circulação, não deveria de usar sapatos de salto muito alto. Ao fazê-lo está a contribuir para que as suas pernas fiquem inchadas, dificultando a circulação sanguínea. A utilização de calçado inapropriado, ou de material de fraca qualidade, que acelera o processo de transpiração dos pés, poderá provocar entre outras coisas, micoses, fungos, ou doenças como o pé de atleta. Saiba mais sobre este assunto em www.ap-podologia.pt e aposte na boa qualidade do calçado que escolhe, de forma a garantir o conforto e a saúde dos seus pés.
Nutrição
Leia os rótulos das embalagens
Sempre que decidir comprar alimentos já embalados, tenha em atenção à sua composição. Leia atentamente os rótulos das embalagens porque muita deste tipo de comida está repleta de coisas pouco saudáveis, como as gorduras trans, hidrogenadas ou saturadas. As gorduras saturadas estão presentes na maior parte dos alimentos de origem animal, carne e seus derivados, leite e seus derivados, não devendo o seu consumo ser superior a 10% do total da alimentação. Já as gorduras trans, podem estar presentes na composição de tudo o que seja tostas, bolachas, bolos e demais produtos indústria alimentar. Para a ajudar a optar por uma alimentação saudável leia ‘As combinações alimentares, A associação correcta dos alimentos da dieta natural’, Gudrun Dalla Via, da Editorial Estampa, E11,42 + IVA.
Oncologia
Coma mais fibras, legumes e fruta
O consumo exagerado de alimentos de origem animal pode estar na origem de várias doenças, nomeadamente o cancro. Muitas carnes, são processadas e mantidas com substâncias químicas (muitas vezes deliberadamente para transmitir maior sabor, cor ou consistência) sendo também utilizadas a nível da refrigeração e da embalagem do produto, substâncias essas que a longo prazo podem interferir com o nosso organismo, contribuindo para a desenvolvermos determinadas doenças. Muitas das substâncias que são adicionadas aos alimentos, apenas uma pequena parte foi testada em relação ao seu potencial cancerígeno, assim refere o livro ‘Como Vencer o Cancro’, de Vernon Coleman, da Colecção Saúde e Vida. Opte por comer mais fibras, legumes e fruta. Não estão isentos de substâncias químicas é certo, mas ao fazê-lo consumirá menos produtos de origem animal, que se encontram no ‘top 10’ dos alimentos causadores de cancro.
Dermatologia
Escolha sempre um creme com protector solar
Já é do senso comum que em tempo de praia o protector solar é mais que indispensável, mas mesmo quando os dias estão mais cinzentos e sem brilho, tem de se lembrar de aplicar diariamente um creme hidratante com protecção solar, aconselha o dermatologista António Picoto, (tel.: 218 462 376). Claro que não necessita de andar com a embalagem do creme balnear na mala, mas quando eleger o seu creme de rosto, tenha em atenção que o mesmo possui factor de protecção 15, porque mesmo no Inverno, os raios ultravioleta atravessam as nuvens e incidem directamente sobre a nossa pele. Por isso, pense duas vezes e combata o envelhecimento precoce, as rugas e até mesmo, o cancro de pele.
Oftalmologia
Esconda o olhar atrás de uns óculos sedutores
Se passa horas a fio sentada em frente a um computador, esforçando a vista e queimando as pestanas até à exaustão, é natural que ao fim de algumas horas sem um intervalo, a sua vista se ressinta, fique congestionada e a longo prazo acuse a necessidade do uso de óculos. Hoje em dia os óculos tornaram-se um verdadeiro acessório de moda, que podem servir para marcar um estilo muito próprio, sem que se sinta a ‘caixa de óculos’ de outros tempos. Olhos vermelhos, irritados ou lacrimejantes, podem significar que necessita de um exame médico mais detalhado, se tiver mais de trinta anos opte por fazê-lo cada dois anos, de forma a evitar glaucomas ou lesões mais graves. Se no trabalho passa muitas horas ao computador, tente ter boas condições de iluminação e posicionamento junto do monitor. Opte por fazer intervalos periódicos cada duas horas que lhe permitam relaxar os olhos e concentre-se por breves segundos na paisagem possível. Se tiver mesmo de usar óculos, não desanime. Aproveite para ver as tendências da estação e juntar o útil ao agradável: armação sexy que a faça sentir atraente e bonita. De qualquer forma não se esqueça de consultar o oftalmologista: Centro de Microcirurgia Ocular, Edifício Monumental, Av. Praia da Vitória, nº 71-2ºB, tel.: 213110500.
Ginecologia
A higiene é fundamental
A prática de relações sexuais sem protecção pode originar doenças sexualmente transmissíveis, (IST) como herpes genital, gonorreia, clamídea, sífilis ou mesmo a mortal sida. O número de mulheres que foram, ou são afectadas por IST, aumentou cerca de 75% em relação à década passada. Tal motivo deve-se, em parte, ao maior número de parceiros sexuais que homens e mulheres têm, actualmente. Apesar da maior parte destas infecções serem passageiras e terem tratamento, a sua frequência poderá originar problemas maiores de futuro, como infertilidade ou dificuldade em engravidar. O uso do preservativo é mais que obrigatório e nunca partilhe produtos de higiene com terceiros, quer sejam toalhas ou sabonetes. Lave sempre muito bem as mãos antes ou depois de mexer nos órgãos sexuais (quer sejam os seus ou o do seu parceiro) e nunca descure a visita regular ao médico, aconselha Manuela Calado Araújo, ginecologista na Clínica Gynebe, Porto (tel.: 225 432 135/6).
Psicologia
Faça ioga, body-balance ou tai-chi
O stresse, o ritmo diário agitado, o trabalho e os inúmeros problemas do dia-a-dia, dão muitas vezes cabo do sistema nervoso e originam depressões. Antes que comece a sofrer da maleita mais comum do novo século, procure encontrar a calma e o conforto em actividades que lhe transmitam sensações de calma e serenidade. Porque não aventurar-se no ioga, no body balance ou no tai-chi? Poderá encontrar a harmonia que procura nos jardins de Belém, onde existem aulas gratuitas das 10 às 10h30 todos as manhãs de domingo. Ou então, caso prefira ficar no conforto do lar, prefira DVDs de ioga (à venda na FNAC, por exemplo, ou no site amazon.co.uk). Se puder, complemente com uma ida ao psicólogo, ou então com uma visita ao site de psicologia, http://www.psico-online.net/psicologia.htm. Para saber mais sobre ioga vá até http://www.emedicinehealth.com/articles/10795-4.asp.
Ortopedia
Simule exercícios de ginástica
Andar com malas de tamanhos exagerados em relação ao seu, podem arruinar-lhe a coluna. Assim como estar constantemente curvada ao computador, mal sentada, e sempre com aquela expressão corporal de quem transporta o mundo – literalmente – às costas. Por isso, se passa horas sentada, vá fazendo pequenos exercícios que podem ajudar a combater a má postura, como aconselha o ortopedista Carlos Pereira Amaral:
. Endireite as costas e estique as pernas por alguns segundos, seja como um mastro de um barco, firme e direita;
. Faça intervalos regulares de duas em duas horas e se tiver possibilidade;
. Mude o ecrã do computador de posição. Pode colocar um livro, ou até mesmo uma lista telefónica por debaixo, de forma a ir alterando a posição do visor;
Em casa, se quiser continuar com pequenos exercícios de postura e reforço abdominal:
. Deite-se na cama, eleve as pernas e abra-as e feche-as repetidamente, como se fosse uma tesoura e fazendo pressão nos abdominais. Dr. Carlos Pereira Amaral, Hospital Privado Ortopédico, R. da Imprensa Nacional, 69, Lisboa.