1. A musculação não ajuda a emagrecer
O exercício de força aumenta a massa muscular. Quando ganhamos massa magra, o nosso corpo passa a gastar mais energia nas atividades do dia a dia e isso estimula a velocidade do metabolismo, facilitando a libertação de gordura.
2. Os adolescentes não podem fazer musculação
A musculação traz vários benefícios para o corpo e, se bem orientada, está longe de prejudicar a fase de crescimento dos jovens, muito pelo contrário. Séries de musculação progressivas que respeitam a individualidade de cada adolescente ajudam na melhoria da postura, aumentam a força muscular, auxiliam a libertação da hormona de crescimento e diminuem as possibilidades de uma vida sedentária no futuro.
3. Fazer abdominais é suficiente para perder gordura localizada na barriga
A verdade é que só exercícios locais não vão fazer perder a gordura localizada. Para perder gordura é necessário emagrecer como um todo, com alimentação correta e exercícios variados.
4. Fazer treinos curtos não geram resultados
Estudos recentes mostram vários benefícios dos treinos curtos e intensos. Treinos até 30 minutos podem ajudar na perda de gordura e ganho de massa muscular, principalmente para quem não pratica atividade física há muito tempo.
5. Quanto mais peso, mais forte
Esta afirmação não é uma realidade para todas as pessoas. No caso dos principiantes, é comum duplicar a carga de peso após duas semanas de treino mas isto não quer dizer que seja sempre assim. No início, ganha-se capacidade de força e não necessariamente de hipertrofia. Quanto mais treinar, mais difícil será aumentar essa carga. Por isso, a regra de levantar mais peso não tem relação com o ganho de massa (hipertrofia muscular) necessariamente.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.