É importante que a primeira menstruação de uma jovem seja uma experiência positiva pois a forma como é recebida por ela e pela família terá impacto na sua relação com o ciclo menstrual, com a menstruação e até com o corpo. Sugerimos que faça um trabalho de introspeção e de preparação para não ser apanhada de surpresa e não saber como reagir quando surgirem perguntas sobre a menarca.
Tenha em atenção que as crianças sabem quando não estamos a ser sinceros! Não adianta fazer uma festa e dizer que algo é espetacular se toda a sua linguagem corporal estiver a transmitir o contrário. Lembre-se que as suas experiências são apenas suas e não deve assumir que a sua filha vai ter as mesmas.
Mostrar compreensão pelo desconforto, pela novidade e pela mudança. Até porque muito provavelmente, a sua filha já conversou sobre estes temas na escola, ou já ouviu falar.
O que pode fazer ou dizer (adequar à idade ou nível de conhecimento):
Explicar que a menstruação é o sangue que sai da vagina das jovens e mulheres todos os meses (as mulheres da família e amigas terão) e que é algo normal e natural.
Apesar de ser sangue não há problema, pois este é um sangue que sai do nosso corpo sem que tenha havido nenhum tipo de violência.
Ter a primeira menstruação é um sinal de saúde do corpo, pois significa que ele está a passar normalmente pelas fases de crescimento (uma jovem de 16 anos que ainda não tenha tido a menarca deverá ser vista por um médico para averiguar o que se passa).
Por ser um sinal de saúde e de crescimento é algo que pode ser celebrado! A celebração pode ser o que a jovem quiser: desde um momento mais carinhoso e especial só com a mãe a ter uma festa em casa com as amigas. O importante é assinalar a chegada da menarca como algo leve, descontraído e positivo!
O que não deve fazer ou dizer:
Ficar indiferente, não revelando qualquer tipo de emoção ou interesse.
Falar de forma negativa ou fazer comparações: “Vais ser como eu, vais ter muitas dores”, “Que chatice agora vais ter isso todos os meses”, “Agora é que vais ver como custa ser mulher”, “Tens de ser muito limpinha” (como se menstruar fosse algo sujo), “Tens de esconder que estás com o período, deves esconder muito bem os pensos.”
Dizer algo como “Parabéns agora já és uma mulher!”. O facto de uma menina ou jovem já ter a menarca não a transforma subitamente numa mulher. Ainda que a adolescência já traga um maior nível de responsabilidades, esta é uma fase da vida que deverá ser de diversão, leveza e descontração.
Caso seja mãe ou pai de um menino lembre-se que pode e deve falar com ele sobre a menstruação! Só vamos conseguir quebrar tabus quando mulheres e homens aceitarem que menstruar é normal, saudável e um privilégio (pois dá-nos a possibilidade um dia mais tarde, caso seja o nosso objetivo, de ter um filho).
Esperamos que estas dicas ajudem e sabemos que irá encontrar as palavras certas para falar com a sua filha ou filho!
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.