
Quanto tempo gasta a planear a sua carreira? Na minha experiência, a maioria das pessoas passa muito pouco tempo a refletir sobre este assunto. No entanto, as nossas carreiras são provavelmente um dos fatores mais decisivos para a satisfação de vida, e é por isso que é tão importante adotar uma abordagem ativa.
Desde a infância até à velhice, enfrentamos desafios cada vez mais complexos que, uma vez concluídos com sucesso, resultam numa personalidade saudável e na capacidade de resolver os pontos críticos seguintes na nossa vida. Alguns dos estágios mais decisivos da nossa carreira são quando nos começamos a questionar sobre qual o sentido do nosso trabalho, qual o legado que queremos deixar e como o que fazemos impacta na sociedade e nos que nos rodeiam.
Gerir a sua carreira correta e assertivamente, o que significa alinhar propósitos e valores com o trabalho que fazemos, significa tirar o máximo partido de todas as suas competências; saber que damos um contributo (e a manifestar esse sentimento de uma vida bem vivida), fornecendo a base para nos sentirmos realizados mais tarde na vida.
Como é um bom planeamento de carreira?
Use as mesmas ferramentas e processos que usaria para desenvolver uma estratégia e desenvolver um plano de negócios para gerir o seu plano de carreira. Use métricas, sejam objetivos e resultados-chave, scorecards, ou indicadores-chave de performances. É importante medir o progresso!
Encontrar o seu propósito
Encontrar o seu propósito e valores requer tempo e esforço. Aqui estão algumas perguntas que deve fazer a si mesma:
- Quando está ansiosa pelo próximo dia de trabalho, o que há naquele dia que a
motiva? - Do que mais se orgulha na sua carreira?
- Se fosse à sua própria festa após a reforma, o que o seu chefe e colegas diriam sobre si?
Após ter uma ideia sobre o seu verdadeiro propósito e valores, pode começar a entrar em detalhes mais específicos para desbloquear o seu verdadeiro potencial.
Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças)
Promover uma análise SWOT do seu percurso é uma ótima maneira de obter informações para traçar um plano de carreira. Aqui estão algumas perguntas que deve fazer a si mesma:
S: O que faço bem? Quais são minhas habilidades e que recursos posso utilizar? O que me diferencia? O que os outros consideram ser os meus pontos fortes?
W: Que habilidades me faltam? Onde posso melhorar? O que está a impedir-me? O que os outros provavelmente verão como pontos fracos?
O: Quais são as tendências atuais? Quem precisa das minhas habilidades? Como posso transformar os meus pontos fortes em oportunidades?
T: Que tendências podem limitar as minhas possibilidades? O que fazem os meus concorrentes? Quais são os obstáculos? O que não posso controlar?
Desenvolva os seus objetivos.
Após concluir o seu SWOT, use os seus pontos fortes e oportunidades para trabalhar nessas metas. Este será, certamente, um processo interativo e confuso. Às vezes, começar com o que não quer pode ajudá-la a decidir o que quer.
Depois destes passos poderá construir um plano com uma meta estabelecida, mas, acima de tudo, com um plano de ação com objetivos e timings que lhe permitam ajustar as suas atividades até chegar onde deseja.
No decorrer deste plano, não se esqueça de ter em atenção uma forte rede de networking, bem como quem fará e será a sua rede de apoio neste processo.
A carreira é provavelmente um dos maiores contribuintes para a satisfação com a vida. Em vez de depender de outras pessoas para administrar a sua e reagir às abordagens e oportunidades, faça uma gestão ativa. Determine o seu verdadeiro propósito, estabeleça metas para os próximos anos, trace um plano e, o mais importante, tome medidas e meça o seu progresso. Ao fazer isso, estará em melhor posição para extrair mais significado do seu trabalho e deixar um legado.
E desse lado, como está a sua gestão de carreira?