![146052627.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/1146283146052627.jpg)
Vista a Camisola Amarela
• Peguem nas bicicletas e nos capacetes e vão aperfeiçoar os dotes de ciclistas. Convém é não ser na A2, não é…
Crie o Fotógrafo da Tribo
• Passe-lhe a máquina para as mãos e deixe-o disparar. Depois façam juntos o álbum das férias. Pronto, esta alínea pode não ser de graça, mas nunca se sabe se é o princípio de uma vocação…
Invente o Dia de Tudo Trocado
• Durante um dia, eles são os pais e os pais são os filhos. Eles é que decidem quando se acorda, se se toma ou não banho, o que se veste, o que se come, o que se faz, e a que horas é que se deitam. E é para cumprir. Claro, se a mandarem fazer corridas de skate para a estrada de Arruda, é melhor reassumir o seu ‘cargo’, não é… Mas se a mandarem comer smarties ao pequeno-almoço, obedeça. Afinal, é a ‘filha’… Costuma ser um dia muito divertido para os filhos e muito educativo para os pais.
Conversem
• Tão simples (e tão complicado…) como isso. Há ‘motores’ que costumam fazê-los falar: qual foi o dia mais feliz da vida deles? E o momento mais triste? Que fariam se fossem presidentes por um dia? Que é que gostavam mesmo de fazer quando fossem crescidos? Onde é que iam se tivessem uma Máquina do Tempo? Prepare-se para ter algumas surpresas…
Acampem… no quintal
• Pode ser tão divertido como acampar num acampamento mesmo. Se alguém tiver um quintal, um jardim, uma avó com uma quinta, força: peguem na tenda e durmam ao ar livre. E quem não tem quintal nem Vovó Donalda? Simples: acampem na sala mesmo. Ai, mas vai ficar toda desarrumada? Então, mas há sempre um preço a pagar por tudo…
Ensine-lhe truques
• Toda a gente sabe algum. Não? Então assente este fantástico Truque Para Saber Automaticamente a Tabuada dos 9: estenda as duas mãos abertas à frente. Imagine: 9×3 – dobre o terceiro dedo da mão esquerda. Agora conte os dedos que ficam para esquerda – 2 – e os que ficam para a direita – 7. Resposta: 27! E o mais lindo é que isto funciona para toda a tabuada dos 9!
Façam um Canal de Televisão
• Com telejornal, telenovela, anúncios… É mais divertido com várias crianças, mas mesmo uma criança e uma mãe (ou pai) se podem encarregar do assunto. Ensine-lhe que notícias entram num telejornal, qual é a lógica de um anúncio, o ‘esquema’ de um concurso. Além de muito divertido, é ainda mais educativo: ele nunca mais vai ver televisão da mesma maneira.
Joguem às charadas
• É um clássico, mas funciona sempre. Façam duas equipas, e têm de adivinhar o nome de um filme só através de mímica. É um bom jogo para treinar o sentido de equipa e a capacidade de perder.
Jogo salva-vidas
Sabe aquelas ocasiões em que se está ‘encalhado’ com eles em qualquer sítio? Filas, restaurantes, carro? Aqui ficam alguns jogos salva-vidas, para usar e abusar:
Quem é que me encontra… Uma galinha, um chapéu azul, um quadro com um gato, é vê-los rodar a cabeça em todas as direcções. São capazes de estar nisto horas.
Fui a Faro e Vi… Depois cada um diz uma coisa seguindo as letras do alfabeto: um animal, um barco, uma casa… É um bom treino para a memória e para as letras, mas há quem não tenha muita paciência.
Cadáver Esquisito… Este exige papel e lápis, e alguma destreza de escrita – o primeiro escreve três linhas e dobra até só se ver a última. Quem vem a seguir continua a história, e no fim desembrulha-se a folha e lê-se. Dá muita gargalhada.
O Jogo das Quatro Palavras… Também exige papel e lápis: uma pessoa escreve numa folha as palavras mais absurdas de que se lembrar, e a outra tem de fazer a frase mais curta que conseguir com aquelas quatro palavras. Participe também! Este é outro que costuma ser viciante.
Que Letra É Esta?… Com os dedos, trace-lhe uma letra nas costas e ele tem de adivinhar. Quem está a começar a aprender as letras costuma gostar deste jogo.
Quem é?… Bom para um sítio com muita gente: observa-se uma pessoa e inventa-se uma história sobre ela – aquela senhora do vestido verde é na verdade a rainha de um país desconhecido… Desvantagem: nem sempre se consegue ser muito discreto.
99, 98, 97… Contem muito depressa de trás para a frente. É simples mas, em desespero, serve.
O Saco Mistério… Se tiver um saco consigo, enfie lá para dentro alguns objectos. Só por apalpação, eles têm de adivinhar o que lá está.