![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2020/12/89637233_543704329612885_1017965655327678259_n-864x1080.jpg)
Quem nunca aproveitou um inverno rigoroso para passar horas a fio “hibernando” debaixo das cobertas?
Sim, os dias frios tendem a deixar-nos mais introspetivos mas, para algumas pessoas, a sensação de melancolia pode ser intensa a ponto de ser considerada uma patologia psicológica: o chamado Transtorno Afetivo Sazonal. Um tipo de depressão muito frequente na estação mais fria de todas e que acarreta sintomas como, por exemplo, tristeza, irritabilidade, ansiedade, sono e/ou cansaço excessivo, maior apetite, aumento do peso, redução da libido, dificuldades em manter a concentração e desinteresse em atividades de lazer.
Pessoas que vivem em países em que o inverno é mais longo são as mais suscetíveis a ter este transtorno, sendo que os sintomas, que variam de caso para caso, costumam melhorar à medida que a estação muda e a exposição à luz solar aumenta. No entanto, quando persistem, mesmo com a chegada do verão, ou se tornarem muito desconfortáveis, é importante procurar ajuda profissional.
Possíveis causas
Com a baixa de luminosidade, dá-se uma quebra na produção de serotonina. Este neurotransmissor do cérebro é conhecido como a “hormona da felicidade”, sendo que afeta o humor. Portanto, quanto menos serotonina houver, maior será a predisposição para a tristeza e depressão.
A falta de luz também influencia a melatonina, associada ao sono. Como no inverno as noites são maiores, os níveis desta hormona aumentam, o que se traduz em fadiga e falta de energia – ambos sintomas da depressão sazonal. E mais: nesta altura do ano, os níveis de vitamina D no corpo diminuem, por conta da pouca exposição à luz solar, provocando mais sono e a sensação de cansaço excessivo.
Alguns fatores de risco também podem contribuir para o aparecimento do Transtorno Afetivo Sazonal como, por exemplo, viver em locais mais escuros e frios, trabalhar em espaços fechados e escuros, e ter uma história pessoal ou familiar de depressão.
Como prevenir?
Apesar de Portugal ser um país do hemisfério norte, até é bastante soalheiro, especialmente quando comparado a outras nações do norte da Europa. Por isso, aproveite os dias de inverno em que o sol brilha para obter benefícios. Mesmo que o tempo cinzento teime em não desaparecer, abra as janelas ou saia de casa.
O site da Médis, prestadora de seguros na área da saúde, reúne algumas estratégias que podem ajudar a prevenir a depressão sazonal:
- Faça passeios ao ar livre;
- Abra as janelas de casa para permitir que entre o máximo de luz natural;
- Acorde mais cedo e levante-se de imediato, de modo a usufruir de mais tempo de luz natural;
- No trabalho, se possível, sente-se ao pé das janelas;
- Faça uma caminhada de 10 a 20 minutos pela manhã. Este hábito aumenta a temperatura corporal e garante que começa o dia em boa forma;
- Pratique exercício físico, sobretudo ao ar livre;
- Faça férias de inverno em países com mais sol;
- Tenha uma alimentação saudável, incluindo os frutos e hortícolas da época.