Se as redes sociais são impulsionadoras dos relacionamentos modernos, por outro lado, elas também podem conter pistas sobre o fim iminente de uma relação.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América, os seres humanos são mais previsíveis do que imaginam, inclusive no campo amoroso. À lista de algoritmos que prevêem o que os utilizadores gostariam de comprar, junta-se a capacidade de prever um término a partir de publicações online.
Para este trabalho, publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences”, os investigadores reuniram um milhão de posts feitos por 6800 pessoas, que publicaram sobre o fim das suas relações longas no Reddit (quer tenham sido elas a decidir terminar ou a ser abandonadas). De seguida, analisaram os padrões de linguagem utilizados até dois anos antes da separação definitiva num software chamado Linguistic Inquiry and Word Count.
Os resultados indicam que os conteúdos mudam, em média, até três meses antes de terminarem o namoro. Por exemplo, a palavra “eu” passa a surgir mais, o que indica uma maior preocupação com assuntos pessoais do que com aqueles que dizem respeito à vida do casal. Ou seja, os autores ficam introspetivos e querem reforçar o seu valor enquanto indivíduos — uma observação igualmente válida para os utilizadores do Instagram e Facebook. A quantidade de posts com termos como “acho” e “deveria” também aumenta e, segundo os especialistas, costumam ser recorrentes quando alguém está em dúvida perante um dilema.
Os autores da pesquisa também notaram uma queda abrupta do número de publicações com teor analítico, ou com linguagem formal e complexa, que dão lugar a textos informais e narrativas informais. E a justificação que dão é simples: quando um indivíduo passa por um momento delicado, costuma dar preferência a relatos íntimos e que reflitam a sua introspeção.