Todos temos dias em que nos sentimos mais cansados e com menos motvação para fazer determinadas tarefas. Mas para quem sofre com ansiedade, a procrastinação pode fazer parte da maioria dos dias. Como? O Dr. Marco Abud deixou, nas redes sociais, 4 motivos pelos quais este problema de saúde mental pode dificultar ou adiar a realização de atividades:
- Indecisão – uma pessoa ansiosa tende a ser menos racional, já que o cérebro funciona em modo de sobrevivência.
- Medo do julgamento – a ansiedade leva-nos, frequentemente, a dar demasiada importância à opinião alheia, o que condiciona as nossas ações.
- Medo do fracasso – 8 ou 80, assim é o cérebro ansioso. Isto é, ou acreditamos que vamos ter muito sucesso ou que vamos falhar miseravelmente. No segundo caso, o medo pode paralisar-nos.
- Falhas de concentração – o cansaço mental provocado pela ansiedade faz com que tenhamos menos capacidades de concentração.
“Existem várias causas da procrastinação, mas a ansiedade é uma das principais causas NÃO PERCEBIDAS e, se existe um quadro de ansiedade não tratado, não adianta usar estratégias rápidas para combater a procrastinação, pois não trará resultados a longo prazo“, remata o médico. Assim, importa sempre ter o devido acompanhamento, com um terapeuta, para ter mecanismos para lidar com o problema.