No mundo atual, a tecnologia transformou a maneira como nos conectamos e interagimos com as pessoas. Com essas mudanças, surgiram novos comportamentos sociais, como o ghosting.
O termo refere-se ao ato de encerrar abruptamente a comunicação com alguém, sem qualquer explicação ou aviso prévio. Numa relação, isso pode envolver parar de responder a mensagens, ignorar chamadas e desaparecer completamente da vida da outra pessoa. Esse comportamento pode ocorrer em várias fases de um envolvimento, podendo causar confusão e dor emocional.
O que fazer?
Em declarações à revista “Elle España”, Silvia Congost, psicóloga especialista em autoestima, dependência emocional e relações, partilha alguns conselhos e recomendações para superar um velho amor que decidiu desaparecer sem dar explicações.
-
Assumir que é insignificante para ele: quem a trata assim demonstra que não a quer por perto e deve aceitar que, mesmo que a tenham feito acreditar no oposto, mentiram-lhe.
-
Assumir que se trata de uma pessoa desrespeitosa, cruel e nociva: uma pessoa que não sente compaixão pelos outros é alguém que, sem dúvida, irá prejudicá-la novamente no futuro. Pense se está realmente disposta a formar esse perfil de casal.
-
Ter consciência de que a culpa não é sua: entenda que o problema é da outra pessoa e não seu. Provavelmente é alguém com um distúrbio de personalidade, ou algum outro problema psicológico, e esta é a única explicação para tais ações.
-
Parara de arranjar desculpas: a outra pessoa quebrou todas as regras que um amor saudável e feliz deve cumprir e aquilo que pensava ser um conto de fadas era, na verdade, uma relação tóxica.
-
Estabelecer zero contactos: se tiver a possibilidade de saber do seu ex através de outras pessoas, evite-a completamente. Quanto menos lhe contarem e quanto menos souber, mais rápido virará a página dessa experiência cruel.