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Parece que não há relação, mas há: as redes sociais estão a mudar a forma como apreciamos o chocolate.
“O mundo do chocolate, tal como o mundo da comida e da bebida, não está imune às tendências e alterações ditadas pelas redes sociais”, afirma Jason Adler, engenheiro de software na Repocket. Uma afirmação confirmada recentemente por um estudo publicado na revista Brain and Cognition que mostra que a nossa perceção do sabor pode ser influenciada pela apresentação visual.
Segundo esta análise, apresentações de chocolates artesanais atraentes nas redes sociais podem incentivar-nos a apreciar e investir em chocolates premium. A ‘cultura gastronómica’ encoraja-nos a explorar e documentar sabores de chocolate invulgares, que talvez não fossem a nossa escolha habitual no supermercado.À medida que os utilizadores procuram criar a imagem perfeita para o Instagram, a nossa ligação com o chocolate passa do sabor para o apelo visual.
Outro fator a considerar é o impacto das marcas de chocolate promovidas por influenciadores. A popularidade nas redes sociais tem o poder de influenciar a opinião e as preferências do público. “Quando vemos os nossos amigos ou os influenciadores que seguimos a consumir uma determinada marca de chocolate, é mais provável que a queiramos experimentar e que gostemos dela”, diz Jason Adler.
As sugestões visuais nas redes sociais, como a publicação de um influenciador, podem despertar desejos e apetites. Isto significa que se o seu feed social estiver repleto de uma determinada marca de chocolate, pode ser levado a comprar esse chocolate, independentemente da sua preferência anterior.
Com o crescimento do interesse por alternativas alimentares mais benéficas para o corpo, a procura por chocolates mais saudáveis tem aumentado nas redes sociais. Chocolates de baixo teor de açúcar, chocolates amargos e chocolates vegan estão agora em alta. Diversas pesquisas nas redes sociais confirmaram que a total transparência sobre os ingredientes, a origem e a produção é cada vez mais importante para os consumidores.
A tendência é também de apoiar marcas de chocolate locais e éticas também está a ganhar força nas redes sociais. Os consumidores estão a optar por opções locais, orgânicas, de comércio justo e sustentáveis – tendências que são em grande parte impulsionadas por movimentos sociais e campanhas nas plataformas sociais.