![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2024/04/240417_galeria-1-1600x900.png)
É o dia em que Portugal se libertou da ditadura, pois é, mas é também o Dia Internacional das Raparigas nas TIC (tecnologias de informação e comunicação). Porque é que é preciso um dia para isto? Porque tradicionalmente as raparigas não são tão incentivadas como os rapazes para seguirem estas áreas, e ainda é preciso criar modelos inspiradores, derrubar barreiras e mostrar às meninas que a tecnologia não é uma ‘área masculina’. Dantes, costumava dizer-se que os rapazes eram melhores a matemática, coisa que sempre foi mentira. Agora pensa-se a mesma coisa em relação às novas tecnologias. Muitas vezes, o que acontece é que as meninas, como não têm modelos – uma mãe, uma tia, uma amiga mais velha – nestas áreas, não as veem como tão possíveis ou apetecíveis na altura de escolher uma profissão.
Boas notícias: já há quem se tenha apercebido disto e esteja a fazer muito para mudar a forma como as raparigas (e os rapazes) pensam nas TIC.
Para celebrar o dia e chamar a atenção para esta temática, a Ubbu – plataforma que ensina informática e programação a crianças – lançou um concurso infantil que vai permitir aprender programação e ganhar uma Nintendo Switch.
O que as crianças vão ter de fazer: aprender mais sobre as mulheres em tecnologia através de um quizz e criar um projeto de programação sobre uma mulher nas TIC à sua escolha.
O que podem ganhar: uma Nintendo Switch, o jogo Super Mario Maker 2 para criarem os seus próprios jogos, e ainda a possibilidade de visitar uma empresa tecnológica.
Até quando é que podem concorrer: 10 de Maio, sendo o projeto vencedor anunciado dia 20.
Parcerias: Já estão estabelecidas com algumas das maiores empresas tecnológicas em Portugal, como a Microsoft, a Siemens, o Banco Montepio, o Grupo Ageas ou a Critical Software. Além disso, alguns oradores vão às escolas falar sobre o tema das mulheres no setor das tecnologias da informação.
Onde podem informar-se e concorrer: ubbu.io/lp/girls-in-ict-lp-pt
Bons projetos!