O fórum ‘Narrativas do Eu: Livros de Artistas Mulheres’ reúne artistas, editores, curadores e investigadores para explorar o papel dos livros de artista na obra de mulheres criadoras, entre o público e o privado e realiza-se já no dia 23 de outubro, no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com entrada gratuita.
Este encontro integra o ‘IHA/NOVA SEED-Project Narrativas do Eu’ entre o público e o privado: livros de artistas mulheres na Coleção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian e acompanha a exposição com o mesmo título que decorre no átrio da Biblioteca de Arte até 12 de maio de 2025.
Os livros de artista, ao cruzarem introspeção e exposição, assumem-se como um suporte híbrido que tem particular relevância na criação feminina, permitindo uma abordagem pessoal e experimental aos temas da identidade, do corpo e da memória. Como Johanna Drucker sublinha, “o espaço de um livro é íntimo e público ao mesmo tempo”, facilitando a comunicação entre a experiência vivida e a expressão artística.
Este fórum reflete sobre como estas práticas autorrepresentativas e autobiográficas contribuem para a emancipação das “subjetividades femininas” e para o debate sobre a visibilidade das mulheres na história da arte.
O fórum é uma organização da Biblioteca de Arte Gulbenkian, do Instituto de História da Arte (NOVA FCSH) e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas / Laboratório de Investigação em Design e Artes, com coordenação científica de Ana Barata (Biblioteca de Arte Gulbenkian), Bruno Marques (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST), Isabel Baraona (ESAD.CR | IPLeiria; LiDA), Joana Rocha e Cunha (IHA-NOVA FCSH) e Susana S. Martins (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST).