Queridos pais,
Hoje falamos sobre “Sono e Rotinas”, parece-lhe bem?
Ouvimos frequentemente que “as rotinas são muito importantes para os bebés”, verdade?
De facto, para a tranquilidade de um bebé é essencial que ele perceba e saiba o que vai acontecer. Como tal, ter rotinas ajudam muito e é uma poderosa “chave” para que tudo corra mais relaxadamente.
Distingo e reforço a importância das rotinas diárias (fiquem atentos à rúbrica do próximo mês), mas há também uma outra que não devemos esquecer: as rotinas que antecedem a hora de dormir e o quanto elas podem influenciar os sonos dos bebés.
A nossa tendência é acreditarmos que banhos, massagens e horas de preparação antes de ir para a cama é o “salva-vidas” das noites felizes e descansadas #sóquenão.
Proponho também que a amamentação anteceda todos os passos e, se possível, se existir um momento de amamentação antes de dormir que seja antes mesmo do banho, para ajudar o bebé ou a criança a não associar o mamar com o sono.
Esta “rotina do sono” como gosto de lhe chamar recomendo que seja curta e clara – até 10 minutos no máximo e em apenas 5 passos. Vamos então tirar notas?
- Ir para o quarto com luzes baixinhas
- Trocar fralda\pijama
- Ler uma história ou cantar uma pequena canção
- Apagar as luzes
- Kiss, deitar e GO
Enquanto pegamos no bebé, ainda em outra divisão da casa, vamos dizendo uma frase curta e clara, tipo “são horas de dormir”. Depois seguimos com ele para o quarto. O nosso tom de voz começa então a diminuir, assim como a intensidade das luzes.
No quarto, baixamos as luzes, se necessário vestimos o pijama e\ou trocamos a fralda, ao mesmo tempo que cantamos uma canção ou lemos uma história. Se for bebé e criança de berço sentem-se no tapete no chão ou numa cadeira no quarto, evitando que o bebé adormeça com a vossa presença no quarto enquanto leem.
Aproxima-se a hora de deitar, mas antes disso é hora de miminho, um abracinho, um beijinho e claro um “amo-te muito, vemo-nos amanhã de manhã”, será perfeito! Um momento bem ternurento e tranquilo é excelente.
Poderão estar mãe e pai no quarto até este momento, sem qualquer problema.
Chegamos à regra d`Ouro – à parte mais aguardada por todos: o momento em que depois de apagar a luz, deitamos o bebé ou criança no bercinho, bem acordado e relaxado e saímos.
Uma boa noite para todos. ????
Um bebé e ou criança seja de que idade for, adormecendo de forma independente e sem as vossas ajudas, é um bebé que dorme muito mais horas seguidas, porque adquire a capacidade incrível de voltar a adormecer por ele de forma natural e saudável, a cada despertar.
Deixo-vos aqui a referência do livro que com tanto carinho escrevi para vocês pais, sobre este tema e em que vos apresento técnicas eficazes e simples para que o vosso bebé possa começar a descansar cada vez melhor e por sua vez, serem uma família mais feliz.
O livro está disponível online no meu site: wwww.carolinavalequaresma.com e chama-se “Ajudem-me Pais, QUERO DORMIR!” – o vosso filho precisa de vossa ajuda, vamos ajudá-lo a ultrapassar a dificuldade em dormir?
Esta é a minha missão neste mundo.
Sejam incrivelmente felizes em família.
Com admiração,
Carolina Vale Quaresma