O nosso organismo é composto por 60% de água, por isso não serão de estranhar as recomendações constantes para nos mantermos devidamente hidratados, como medida básica de saúde e bem-estar. Parece quase um chavão ouvir o nutricionista ou o médico de família, o monitor do ginásio ou o especialista em terapias naturais, falarem sempre do assunto com tanta determinação, mas esses conselhos são mais do que uma frase feita, como lembra um vídeo TED-Ed.
Se sempre ouvimos falar na necessidade de bebermos entre 1,5l e 2 litros por dia, algumas pesquisas elevam a fasquia, variando consoante o sexo, peso e meio ambiente: para as mulheres, as recomendações de aporte diário de água situam-se entre 2l e 2,7l diários; para eles, os valores variam entre 2,5l e 3,7l.
Eis alguns factos interessantes sobre o líquido precioso – que tantas vezes tomamos por garantido, sem nos lembrarmos que há milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso a água potável.
– Todos os dias perdemos entre 2 e 3 litros de água através da urina, respiração, transpiração e trânsito intestinal. E é preciso repô-los para que o organismo funcione bem.
– A água lubrifica as articulações para que funcionem eficazmente.
– Regula a temperatura do corpo.
– Abastece o cérebro e espinal medula para que possam manter-se ativos e funcionar corretamente. O cérebro ‘encolhe’ mesmo, ligeiramente, quando estamos muito desidratados.
– Aproximadamente 3/4 do nosso coração e cérebro são compostos por água. Nos pulmões, a percentagem é de 83% e de 31% dos ossos.
– Níveis baixos de água no organismo podem provocar alterações negativas na nossa energia, humor, saúde da pele e levar a dificuldades cognitivas. Há alguns anos, um estudo interessante mostrava que parte das dificuldades cognitivas observadas em idosos não se deviam a problemas de demência e sim à desidratação.
– Pesquisas recentes indicam que uma hidratação adequada pode reduzir o risco de doenças como a diabetes, acidentes cardiovasculares e até contribuir potencialmente para a prevenção de alguns tipos de cancro.
– Se só a ideia de passar a beber mais de 2 litros de água por dia a desmotiva, saiba que 1/5 do nosso aporte diário de água vem de outras bebidas, como chá, café, sumos, e mesmo frutas e legumes. Sim: 90% da composição de vegetais como os brócolos, pepino e morangos é água.