Alguma vez lhe disseram que não tem o período “a sério” porque toma a pílula? Se sim, saiba que a afirmação tem um fundo de verdade.
A ginecologista Mariane Nunes de Nadai explica no portal UOL que o sangramento que ocorre quando uma mulher toma a pílula não é igual ao da dita menstruação normal, que é uma fase natural do ciclo feminino. Assim sendo, quem usa contraceptivos hormonais não menstrua, mas tem uma hemorragia de privação.
“A mulher tem um sangramento, só que, por definição, não se chama menstruação”, revela, acrescentando que só menstrua quem não usa contraceptivos hormonais ou quem usa um DIU de cobre. “Qualquer outro método que usemos faz com que aquele sangue não seja considerado menstruação; é artificial”.
Durante a toma da pílula, o corpo recebe uma dose de hormonas artificiais diariamente. Quando esse processo é interrompido, dá-se uma queda nos níveis hormonais. Por sua vez, isto faz com que o revestimento do útero (o endométrio) se desprenda, causando uma hemorragia induzida artificialmente.