
Sabemos que a alimentação é fundamental na prevenção de doenças. Porém, também pode ter um papel de grande destaque na cura. Exemplo disso é o colesterol. As dietas à base de plantas mostraram baixar os níveis de colesterol tão eficazmente quanto os medicamentos específicos para tal, sem os efeitos secundários associados – e em menos tempo!
O trabalho do Dr. Esselstyn mostrou que este tipo de dieta pode ser capaz de reduzir até 60% o colesterol em menos de quatro anos, enquanto que os medicamentos parecem reduzir o risco absoluto em apenas 3,1%, no espaço de seis anos. E no que toca a este tipo de dieta, um alimento parece ser particularmente interessante na minimização dos valores “perigosos” de colesterol.
De acordo com a NutritionFacts.org, “uma única porção de quatro castanhas do Brasil melhora os níveis de colesterol quase imediatamente”. A organização refere ainda que esta dose única é capaz de manter os valores baixos até um mês após o consumo.
A dose diária recomendada deste fruto seco é de cerca de 1 a 2 castanhas por dia. Consulte sempre o seu médico antes de qualquer alteração na dieta.