Obviamente, temos maior apetite sexual quando não nos sentimos exaustos e de mau humor. Logo aqui, percebemos a ligação direta que as horas e qualidade do nosso sono têm com a nossa vida sexual – e, consequentemente, na relação com o outro.
Um estudo publicado no Journal of Sexual Medicine descobriu que as mulheres que dormiam menos reportavam menores níveis de desejo e atividade sexual, ao contrário daquelas que dormiam mais horas.
David Kalmbach, investigador e autor do estudo, garante que as mulheres que dormem menos e estão mais cansadas têm menos probabilidade de sentir emoções positivas, como a felicidade, que, por sua vez, estão diretamente relacionadas com a libido.
Além disto, as hormonas sexuais também desempenham, claro, um papel importante. “Evidências sugerem que o estrogénio nos ajuda a manter padrões de sono normais“, afirma a professora de farmacologia Jessica Mong, em conversa com a Shape. E quando os níveis de progesterona estão elevados, tendemos a sentir mais sonolência.
Ora, as flutuações nos níveis destas hormonas estão associados à qualidade do sono e, no caso das mulheres, os ciclos menstruais têm grande influência nas mesmas. Portanto, como conseguir dormir mais e ter melhor (e mais frequente) atividade sexual? Confira estas 4 dicas:
1 – Relaxar. O stress tem um impacto negativo na qualidade do sono e na vida sexual. Posto isto, aproveite para tirar alguns momentos de cada dia para se dedicar a algo que o reduza – seja meditação, atividade física, cozinhar…o que seja!
2 – Mexa-se. Estudos comprovam que o exercício físico regular ajuda a dormir melhor. E isto torna-se particularmente importante no início e no final de cada ciclo, quando o estrogénio não consegue regular o sono devidamente.
3 – Sexo matinal. O horário mais comum para a atividade sexual dos casais é por volta das 23h. Porém, este não é ideal, já que os níveis de energia estão mais baixos. Por isso mesmo, dar uma oportunidade ao sexo matinal pode revolucionar a qualidade da intimidade a dois.
4 – Sexo de reconciliação. Depois de uma discussão – e do devido tempo para se acalmarem -, porque não ir para debaixo dos lençóis? O conflito é inimigo do sono e o sexo ajuda a reduzir os níveis de stress, pelo que é ideal para uma boa noite de descanso.