Há anos que os italianos usam a bergamota para suavizar, purificar e revigorar a pele e a verdade é que os benefícios desta planta cítrica e do seu óleo essencial são tão variados, que é ideal para um sem número de coisas – melhora a ansiedade e o stress, combate fungos e bactérias, diminui a dor e a inflamação, entre muitas outras ações. Isto porque o óleo essencial de bergamota possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, analgésicas, antidepressivas e ansiolíticas, já que é rico em compostos bioativos, como linalol, carvacrol e bergamotina.
Contudo, um dos maiores benefícios deste óleo essencial extraído da casca da bergamota verde está relacionado com a digestão. É, na verdade, um ótimo aliado de sistemas digestivos desequilibrados, pois ajuda o fígado a produzir bile, o que promove a digestão de substâncias gordurosas pelo intestino. O uso deste óleo também reduz a produção de gases e atenua dores de barriga, inchaço e espasmos intestinais.
Para tal, só precisa de diluir uma gota de óleo essencial de bergamota em quatro gotas de óleo vegetal e massajar esta mistura no abdómen. O seu uso não é, contudo aconselhável a grávidas.