Já ouviu falar na regra das cinco porções por dia? Trata-se de uma iniciativa vem da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo é estimular as pessoas a ingerirem 400 gramas de hortofrutícolas por dia, o que corresponde a cinco porções de fruta e legumes.
Esses alimentos são ricos em nutrientes, fibras e compostos bioativos que nos ajudam a manter a saúde e a imunidade, prevenir doenças, evitar o envelhecimento precoce e cuidar da saúde mental, o que é particularmente importante nestes tempos difíceis que vivemos.
Caso tenha dúvidas relativamente às quantidades, os especialistas concordam que medir as doses pelas nossas mãos acaba por ser o método empírico mais fiável. Assim sendo, por exemplo, uma porção de fruta corresponde ao tamanho de uma mão aberta em forma de concha e uma porção de verduras em folhas é o equivalente a duas mãos abertas e juntas.
Se aceitar o desafio da OMS, a nutricionista Lara Natacci partilha algumas dicas com a revista Veja Saúde que podem ser bastante úteis no sentido de ajudar a atingir as recomendações nutricionais:
- Faça dos vegetais os protagonistas do prato, e não o acompanhamento
Preencha metade do prato com verduras e legumes de, pelo menos, três cores diferentes; - Dê novos sabores aos alimentos de origem vegetal ao adicionar ervas e temperos diferentes a cada preparação
Muitos até podem aumentar o poder antioxidante e anti-inflamatório da refeição como, por exemplo, a curcuma e o gengibre; - Pense em receitas diferentes do habitual
Aposte em vegetais assados, grelhados, omeletes, quiches, etc. Ou seja, as possibilidades são tantas quanto a criatividade permitir; - Invista na pré-preparação
Deixe as frutas e os vegetais já lavados e cortados no frigorífico, prontos para serem consumidos. No caso das frutas que podem ficar fora do frigorífico, deixe-as já lavadas e num local de grande circulação na casa.