Quem passa pela menopausa lida com muitos sintomas que podem afetar a qualidade de vida. Exemplo disso são os afrontamentos, as alterações de humor e as perturbações do sono.
Apesar de não haver uma solução mágica para resolver estes problemas, existem suplementos que podem melhorar o bem-estar da mulher na menopausa. É o caso da melatonina.
O que é e como atua?
A melatonina é uma hormona produzida naturalmente pelo nosso corpo, cuja principal função está relacionada com o ciclo de sono e a regulação dos ritmos circadianos — as mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de aproximadamente 24 horas e são principalmente influenciados pela luz e pela escuridão num determinado ambiente.
A produção de melatonina é influenciada pela luz e pela escuridão. Quando está escuro e há pouca luz, o cérebro percebe essa mudança e começa a segregar mais melatonina, induzindo a sensação de sono e facilitando o processo de adormecer e manter o sono durante a noite. Quando amanhece, a produção de melatonina diminui para nos ativar pelo resto do dia.
Embora seja uma hormona natural, também está disponível no mercado como suplemento. Muitas pessoas utilizam-na para lidar com distúrbios leves do sono, assim como para superar o jet-lag. Além disso, pode ser interessante durante a menopausa, dizem os especialistas da marca MABOSALUD.
Conheça seis benefícios de tomar melatonina durante a menopausa:
Sono de melhor qualidade
A melatonina é uma hormona que regula o ciclo sono-vigília — um padrão diário que determina quando é hora de dormir e quando é hora de acordar. Como tal, pode ajudar a adormecer mais rapidamente e reduzir a frequência de despertares noturnos, resultando numa sensação de descanso e vitalidade durante o dia.
Redução da fadiga
Um sono mais reparador e de melhor qualidade ajuda a reduzir a fadiga diurna, o que por sua vez pode melhorar o bem-estar geral e aumentar os níveis de energia.
Propriedades antioxidantes
A melatonina possui propriedades antioxidantes, protegendo-nos contra danos celulares causados pelos radicais livres, conhecidos por desempenhar um papel no envelhecimento e em certos problemas de saúde associados à menopausa. Ao combater o stress oxidativo, a hormona pode auxiliar a preservar a saúde celular e prevenir o envelhecimento precoce de tecidos e órgãos.
Bem-estar geral
Melhorar o sono e reduzir a fadiga tem um impacto positivo no humor e no bem-estar emocional durante a menopausa. Já um descanso adequado ajuda a reduzir a irritabilidade, a ansiedade e a depressão que algumas mulheres podem sentir nessa fase de mudanças hormonais, contribuindo para uma maior estabilidade emocional e uma abordagem mais positiva à vida quotidiana.
Sistema imunitário fortalecido
A melatonina demonstrou ter propriedades imunoestimulantes, podendo ser benéfica para o sistema imunitário durante a menopausa. Nesse sentido, pode ajudar a prevenir doenças e aumentar a capacidade do corpo de defender-se contra infeções e agentes patogénicos.
Esquilibrar as flutuações hormonais
A melatonina é uma aliada para restabelecer o relógio biológico do corpo, que pode estar desregulado durante a menopausa devido às flutuações hormonais. Ao promover um padrão de sono mais regular e saudável, ajuda a sincronizar o ritmo circadiano, tendo efeitos positivos no funcionamento geral do corpo e na regulação de várias funções fisiológicas.